Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

O auge das estações climatológicas!!!

Notícia enviada em 13/04/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Acho de interesse relatar que na verdade, genericamente, há duas espécies de estações, por assim dizer: a estação astronômica regida pelos equinócios e solstícios e a climatológica regida pelos gradientes de temperaturas, originados pelas diferenças de aquecimento do globo terrestre pelo astro-rei, devido à latitude, pois tudo no mundo natural tende ao equilíbrio, como é o caso das correntes de ventos que cruzam o planeta, numa forma de compensar as diferenças entre as massas de ar quentes e frias, à semelhança das correntes marinhas. Aliás, o universo com um todo assim funciona, isto é, por gradientes de pressão, temperatura, de tensão, etc. Não fosse isso, o mundo poderia parar por ",falta de corda",.

Pois bem, é preciso ir além da pura análise posicional geométrica e da mecânica celeste, pois a análise de comportamento do ser humano perante as mudanças de estações é fundamental. Para começo de análise, por vezes (e até por vezes, muitas vezes), as estações astronômicas e climatológicas sequer coincidem nas tais datas convencionais - as equinociais e solsticiais...

É aquela velha história: na data convencional de início de inverno, nem faz frio e sim tempo ameno, ou no verão (início convencional), o tempo ainda está ameno.

Isso pode ser esclarecido de forma simples e aproximada, pela diferença de como as terras e águas ",reagem", ao calor: as terras aquecem-se antes e resfriam-se antes em relação às águas. A grosso modo, é a história da pessoa que vai à praia pela manhã num dia de verão e sente a areia estupidamente quente e ao adentrar o mar, choca-se com a temperatura da água muito baixa em relação à areia. No fim da tarde, dá-se o oposto: a areia esfria-se mais e a água do mar está relativamente aquecida. Trata-se, pois, de uma lição de Física básica, regida pelo diferenciado calor específico das substâncias, no caso areia e água. Transpondo para os continentes e mares, temos que por exemplo, no inverno do hemisfério sul, o auge do inverno climatológico ocorre em meados de final de julho e início de agosto, quando as terras estão plenamente aquecidas e as águas mais frias. No litoral paulista, por exemplo, temos nessa época, o famoso fenômeno do entrechoque, encontro de duas massas de ar de diferentes características: uma mais fria e úmida, advectada do mar e outra oriunda do continente, mais quente e seca. Na prática, ocorrências de nevoeiros intensos que chegam a pausar por determinado período, a travessia de balsas e barcas entre as cidades de Santos e Guarujá, na Baixada Santista. Enquanto isso, basta subir a serra, e temos uma situação de tempo totalmente inversa: Sol e certo calor, com baixa umidade relativa do ar, conforme já reportei por diversas vezes nesta coluna, inclusive sobre as diferenças entre estação astronômica e climatológica. E...vai por aí afora, exemplos não faltam, estendendo-se esta explanação para o auge climatolígico do verão... Quem tiver curiosidade, pode ler outro reporte meu sobre assuntos relacionados em: https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Nevoeiro_em_Santos_mais_uma_do_entrechoque&posic=dat_20110817-020703.inc, https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Inverno_comeca_com_calorzinho_no_litoral_paulista_capital_e_Vale_do_Paraiba&posic=dat_20110621-023257.inc e https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Outono_podera_ser_pouco_mais_frio_do_que_em_anos_anteriores....&posic=dat_20110318-015412.inc

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quando se procura muito o jeito de se fazer temer, sempre se encontra primeiro o de se fazer odiar" - Motesquieu