Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas?

Notícia enviada em 26/11/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Se o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas ou não, no caso, o significado dessa frase tem a ver com o chamado Efeito Borboleta, expressão utilizada na Teoria do Caos, referindo-se a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos: a sensibilidade nas condições iniciais ou de contorno em relação a pequenas perturbações (o bater de asas), que poderia deflagrar uma sequência de fenômenos meteorológicos provocando um tornado no Texas, ou seja, grandes consequências a partir de pequenas perturbações nas condições iniciais do fenômeno. Isto foi descrito pela primeira vez pelo meteorologista do M.I.T., Lorenz quando trabalhava em um sistema de equações diferenciais não-linerares, com o objetivo de modelar a evolução do tempo ou do até do clima (ver reporte anterior intitulado ",Prognósticos oficiais falharam - não fez calor intenso e chuva chegou tardia",, em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Prognosticos_oficiais_falharam_-_nao_fez_calor_intenso_e_chuva_chegou_tardia!!!!&posic=dat_20121125-193750.inc).

Este reporte é uma espécie de sequência ao tema sobre problemas enfrentados pelos meteorologistas para prognosticar as condições de tempo, mesmo utilizando-se da mais alta tecnologia e de maior rede de postos de monitoramento e coleta de dados em terra, mar e ar ...

Aprofundando um pouco o tema, pois, inclusive, a frase ",O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas?",, teve ainda a feliz coincidência de o atrator estudado por Lorenz no seu sistema de equações ter uma forma geométrica semelhante a uma borboleta. Como é muito difícil fazer uma previsão de tempo a longo prazo, ainda que possa-se isolar muitos dos fatores que causam as mudanças, Lorenz, como outros, pensava que tudo o que era preciso para uma melhor previsão era um modelo mais abrangente. Então, escreveu um programa baseado em doze equações simples que em linhas gerais modelava os principais fatores que influenciavam o tempo.

Então, pequenas alterações atmosféricas têm um efeito amplificado com o decorrer dos dias, o que pode modificar completamente a previsão inicial.

Lembro também que mitologias promoveram a idéia de um vazio ilimitado e abissal ou de um universo em total desordem até que ",um dia",, a ordem se fez e o cosmos ou universo foi preenchido com mundos e vidas razoavelmente ordenados. Daí faz sentido a expressão: ",Do caos ao cosmos",, ou seja, da desordem à ordem....

Na Astronomia, os planetas, por exemplo, giram ao redor do Sol de certa forma, caótica, uma vez que seus campos gravitacionais os puxam e os empurram de modo muito complexo. Assim a partir de modelos matemáticos desenvolvidos pela Teoria do Caos é possível prever a posição da Terra no espaço “apenas” para os próximos cem milhões de anos – um período longo para a humasnidade, sem dúvidas, mas insignificante para um planeta com 4,5 bilhões de anos de existência. Depois disso, a posição é completamente imprevisível. Esse é o problema chamado em Mecânica Celeste de perturbações gravitacionais ou problema de n-corpos, pois quanto mais corpos estiverem sendo estudados, no caso, astros, mais complexa a resolução.

Portanto, modelos matemáticos baseados na Teoria do Caos, podem resolver problemas complexos da Ciência ou Economia ou Ecologia (comportamento de populações), contudo, até certo limite.

A pergunta que fica seria? Estamos satisfeitos com esse limite, pelo menos por enquanto, ou precisamos estender esse limite, agora ou no futuro???

Pois é, o determinismo cartesiano ou newtoniano clássico, como por exemplo, até sobre o conceito do tempo, neste caso, o horário, da passagem de eventos (e não o meteorológico), que tinha como alegoria, ",um rio que sempre segue seu curso de forma contínua e linear, foi quebrado com o conceito de tempo estabelecido pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein...

Finalmente, voltando à frase ",O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas?",, é mesmo relevante para o nosso cotidiano ou apenas uma alegoria ou ",força de expressão", para enfatizar a Teoria do Caos???

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw