Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Onda de frio 1975 x Onda de frio 2013 - parte 1

Notícia enviada em 23/07/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Há 38 anos atrás, uma avasssaladora massa de ar polar, causou grandes impactos sociais, incluindo graves perdas econômicas no tocante à agricultura, especialmemte por conta das fortes e amplas geadas no Paraná (cafezais), o que levou à destruição da cultura cafeeira daquele estado!

A histórica onda de frio de julho de 1975 foi uma das mais poderosas de toda a segunda metade do século XX no Brasil, principalmente na região sul do Brasil, mas na região sudeste. também deixou marcas na sua passagem (temperatura mínima abaixo de zero na capital paulista. Nevou nos três estados do Sul e em muitos locais onde o fenômeno é raro. Foz do Iguaçu, por exemplo, teve neve e a temperatura caiu a 3,5ºC abaixo de zero. A neve caiu em diversas regiões gaúchas, do Sul ao Norte do Estado. A temperatura caiu a valores negativos na capital paulista e chegou a 10ºC abaixo de zero no Planalto de Palmas, no Paraná.

Em 17 de julho, caiu a primeira neve forte desde 1928. A máxima em Curitiba, durante o dia, foi de 4,0°C, com sol aparecendo. As autoridades já previam fortes geadas em todo o estado do Paraná. A neve acumulou 10cm em Curitiba.

A neve caiu também em algumas cidades no sul do estado de São Paulo, como Apiaí e Ribeirão Branco, e há relatos de neve no sul do MS e região de Campo Grande.

A neve caiu com tanta força em Bariloche, que turistas precisaram esperar a altura dela baixar para serem resgatados. O mesmo aconteceu em algumas localidades de Mendoza e Neuquén. O frio se fazia intento já em todo o Centro-Sul do Brasil com o rápido avanço da massa polar. As temperaturas chegaram a 4°C em Franca e Campinas.

Na noite de 16/07 nevou intensamente em Foz do Iguaçu/PR, onde fez -3,5°C no dia 17. O frio foi intenso durante todo o dia 17 na capital paulista, com garoa e chuva fraca intermitente. Havia previsão de neve no fim da tarde para esta cidade. Campos do Jordão também poderia ter o fenômeno.

Ao todo, 20 cidades do RS (cidades da serra, e também Santana do Livramento e Santa Maria), 30 em SC e muitas no PR tiveram neve. Em Porto Alegre, a máxima foi de apenas 7°C. Neste mesmo dia, 17, a máxima de Santa Catarina foi em Florianópolis: excepcionais 10°C. Excepcionais, porque todo o estado teve máximas abaixo disso, de uma só vez.

O dia 18 de julho de 1975 é para ser esquecido por muitos cafeicultores (todos no Paraná e a maioria deles em MG, MS e SP). Alguns chegaram a se matar, pois perderam tudo da noite para o dia. Neste dia, fez -3,0°C em Guarulhos, -1,6°C no Horto Florestal de São Paulo, -5,1°C em Curitiba (-6,0°C pelo Simepar) e -10,0°C em Guarapuava/PR. A severidade das geadas no estado de SP foi maior do que em 1955, quando recordes de temperatura foram quebrados.

Manaus teve 17,8°C, superado apenas pelos 17,0°C de 1981. Rio Branco/AC teve sua menor temperatura: 6,0°C. Fez 6°C também, pasmem, no aeroporto de Porto Velho/RO.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle