Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Onda de frio 1975 x Onda de frio 2013 - parte 2

Notícia enviada em 23/07/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Prosseguindo com o tema ",ONDA DE FRIO DE 1975 X ONDA DE FRIO DE 2013",, reporto mais alguns dados importantes, tais como se forma a geada branca e a negra (a que destruiu os cafezais do Paraná em julho de 1975) e o que há de semelhanças entre aquela onda de frio de 38 anos antes e a que está chegando à região sudeste neste julho de 2013!

No dia 18 de julho de 1975, uma forte geada dizimou todas as plantações de café do Paraná, o que provocou o êxodo de cerca de 2,6 milhões de pessoas para estados como o Mato Grosso do Sul à procura de novas terras para plantar....

Foto mostra a geada de 1975 que atingiu o Paraná

Como ocorre a geada:

Geada é o congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque na superfície, a temperatura pode ser até 05°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície perde. A temperatura na superfície é chamada de temperatura na relva. Então, com temperaturas de até 05°C pode-se ocorrer geada. Quando se forma apenas uma camada de gelo na superfície chama-se de geada branca e quando a seiva das plantas congela chama-se de geada negra. Esse último tipo é a mais devastadora para as plantações, mas só ocorrem em cidades bem frias e no Brasil afeta apenas as cidades serranas do Sul. A geada negra muitas vezes se forma devido ao vento muito gelado que congela as plantas e nem sempre forma gelo na superfície em função de ocorrer durante qualquer hora do dia quando o ar esta mais seco. A geada branca atinge diferentes intensidades. É considerada como geada fraca quando a temperatura do ar está entre 03°C e 05°C, mais ou menos.

Moderada, quando a temperatura do ar está entre 01°C e 03°C, mais ou menos e geada forte, quando a temperatura do ar está menor ou igual a 0°C. As geadas fortes são as geadas negras. Porém já foram registradas geadas com temperaturas de 06°C, pois a temperatura na relva ficou até 07°C menor que no ar. Isto porque dependendo das condições de umidade relativa do ar a perda de temperatura na superfície é muito maior.

O que é o ",Poço dos Andes",

Evento climático provocado pela erupção de forte ar polar, provocando geadas e até nevadas no sul do Brasil.

Imagens do satelite mostra onde atingiu a geada de 1975 que dizimou o café

NOTA: a onda de frio de 1975 chegou a ultrapassar a linha do Equador, o que causou friagem até no estado do Amazonas!!!

Semelhanças sinóticas: onda de frio de 1975 x onda de frio de 2013!

As características sinóticas com 1975 não são idênticas, mas são muito parecidas. Tal qual em 1975, será uma erupção de ar polar muito continental, com centro de alta pressão no Norte da Argentina. Em 17 de julho de 1975, quando nevou em Curitiba, a massa de ar de alta pressão (que carrega o ar polar) estava pouco mais ao Norte que se prevê para entre segunda e terça-feira, quando pode nevar no Paraná. Este posicionamento mais ao Norte contribui para maior advecção fria no Sudeste do Brasil do que se antecipa para agora.

Outro aspecto da onda de frio de 1975 e que motivou trabalhos sobre o Poço dos Andes, foi o avanço de ar polar continental a leste dos Andes, onde o ar frio avançou tanto ao Norte que conseguiu cruzar a linha do Equador como foi dito logo acima, trazendo forte friagem na região amazônica. Desta vez é uma possibilidade que o ar frio possa chegar até ao Equador, afinal os modelos numéricos de previsão indicam que a incursão seria tão continentalizada que atingiria Bolívia, Peru é até mesmo o Sul da Colômbia, o que seria fascinante!

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman