Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Onda gigantesca em praia de Santa Catarina pode ocorrer no litoral paulista

Notícia enviada em 18/10/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A onda gigantesca que tragou veículos e aterrorizou muita gente em praia de Santa Catarina, pode ocorrer no litoral paulista, incluindo a Baixada Santista? A resposta é sim, mas vamos fazer uma pequena análise do fenômeno para entendermos o porquê....

O vagalhão (onda gigante), ocorrida, domingo à tarde (16/10/16) em praia do litoral sul catarinense, pode mesmo estar relacionado a uma espécie de maremoto (tsunami) de origem meteorológica, pois o fenômeno convencional, é o tsunami ou maremoto de origem sísmica, ou seja, um “trem” de ondas geradas por um terremoto abaixo do leito oceânico ou provocado por uma erupção vulcânica. No caso catarinense, houve a conjunção de vários fatores, criando uma sinergia (soma de energias), entre rajadas fortes de ventos causadas por grandes nuvens cúmulos-nimbos (aquelas nuvens de trovoadas, temporais), as quais em contato com a superfície do mar, criaram por sua vez agitação marítima (swell) semelhante ao que ocorre com os ventos gerados por ciclones extratropicais que causam ressacas, mas com a diferença de que no tsunami meteorológico da praia catarinense, o swell é de pequena escala de distância (local, na área de atuação das nuvens cúmulos-nimbos)) e temporal (de curta duração algumas horas), enquanto o swell provocado pelo ciclone é de escala de dezenas ou centenas de quilômetros e que pode durar alguns dias! O que aconteceu em Santa Catarina, foi como uma ultra rápida ressaca e é daí, que podemos nessa análise, relacionar este fenômeno com a Lua Cheia, ou melhor a Super Lua, no domingo, 16/10/16 (quando ocorre uma Lua Cheia num momento em que a Lua está próxima do perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra, fazendo com que a Lua Cheia pareça maior do que as outras Luas Cheias), quando então, Terra, Lua e Sol estão alinhados, dando surgimento à marés altas mais altas, as marés vivas ou de sizígia! Transtorno no litoral sul de Santa Catarina, foi na real, a conjunção de vários fatores coincidentes! Mesmo que a onda gigante tenha se formado distante da orla, ela ganhou altura, ao chegar à praia que é rasa! Nenhum lugar está livre desse fenômeno assustador e de alto risco, como o litoral paulista, incluindo a Baixada Santista!

Fonte das imagens do fenômeno: ",No ar notícias",.

Rodolfo Bonafim enviou 937 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis