Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Outono já revela sua presença

Notícia enviada em 28/03/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Praticamente como já ocorre há dois anos, a data astronômica do outono quase coincide com a data do outono climatológico. Por que mal o verão terminou e já sente-se a diferença no tocante ao resfriamento das últimas noites e madrugadas, as máximas que mal ultrapassam a casa dos 29ºC, (em Santos, por exemplo), a leve, porém perceptível distinção quanto a duração dos dias e das noites, quando notamos que o dia amanhece um pouquinho mais tarde e a noite se faz presente um pouquinho mais cedo, os maiores comprimentos das sombras... No outono, a data regida pela posição da Terra no céu em relação ao Sol conhecida por equinócio, significa dias e noites com a mesma duração, uma vez que no seu ponto exato, (início deste ano em 20 de março às 13:57) o outono é marcado pela duração exata do dia e da noite. No decorrer dos dias rumo ao inverno, as noites vão ficando cada vez mais longas e os dias mais curtos, até culminar com o início do inverno, (neste ano, o inverno inicia em 21 de junho às 07:51) quando aí teremos o solstício, onde a noite será a mais longa do ano!

Ocorre que quanto mais nos aproximamos do inverno, os raios solares vão se inclinando mais e mais – isto acarreta no aumento do comprimento da projeção das sombras no solo. Por exemplo, se medirmos o tamanho da nossa sombra no início do verão em dado horário e medirmos a mesma no início do outono no mesmo horário, constataremos que no verão a sombra é consideravelmente menor do que no outono. Isto pode fazer com que pessoas mesmo sem nenhum conhecimento de Astronomia ou Climatologia, mas com muita sensibilidade, percebam “algo diferente” no ar. Algumas pessoas já me contaram que a partir do outono, mesmo num dia totalmente ensolarado, paira um “clima” nostálgico, em oposição a um dia ensolarado de verão, segundo eles, mais alegre e “extrovertido”. E você o que acha? Teria fundamento esta comparação de sensibilidade subjetiva, inclusive, concordaria com o argumento científico objetivo? Que tal você que não percebeu isto, de a partir de amanhã começar a acompanhar a fim de tirar suas próprias conclusões?

Raios solares cada vez mais inclinados

No quesito radiação solar, uma vez que os raios solares vão incidindo cada vez mais inclinados sobre a superfície, e propiciam maiores comprimentos das sombras, a insolação ou quantidade de radiação solar que chega até nós, vai diminuindo paulatinamente. E nestes últimos dias, já se percebe esta radiação menos intensa, simplesmente ao tomar um simples banho: as caixas d',águas já não se aquecem tanto como no verão, o que as ",obriga", a tomarem banho frio (chuveiro desligado) para poder ter acesso a um banho de qualidade e de conforto... Mas, agora não: mesmo com o chuveiro ligado na posição ",verão",, a temperatura da água é amena...

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula