Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

PADRÃO ANTICICLÔNICO SE MANTÉM NO LITORAL FLUMINENSE!!!

Notícia enviada em 11/02/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Os sistemas meteorológicos e climáticos não conhecem fronteiras e divisas políticas, já que o Vale do Paraíba e litoral norte paulistas, estando relativamente próximos do litoral fluminense, até agora com tempo estável, também mantém condições parecidas, o padrão anticiclônico de altas pressões que dominaram o tempo até o dia 08 deste, culminando com a máxima de 40,5ºC e 15% de umidade relativa (valor muito reduzido para o litoral e época do ano, rivalizando com o centro-oeste brasileiro) na minha estação da Vila Belmiro e de 41,5ºC na estação do colega e amigo Ederson Vieira no Jardim Santa Maria, foi quebrado na Baixada Santista, devido ao deslocamento de um cavado e de uma frente fria que causou vendavais e alguns temporais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas que no estado de São Paulo, somente alívio do intenso calor.... Com a descida de umidade do centro-oeste e sul amazônico, formando um tipo de canal de umidade no sul e sudoeste paulista, de certa forma, esse evento acabou provocando a volta das já costumeiras pancadas de chuva convectiva, por vezes fortes no período da tarde em Santos e região. O nível pluviométrico do dia 09/02, já com o avanço do cavado, foi de 9mm, do dia 10/02, 6mm e o de hoje, 11/02, consideráveis 36mm. Somando estes valores com os do 01/02, que foi de 13mm, totaliza até o momento, 64mm, o que não é “nada” frente ao volume que já havia se acumulado em janeiro passado no mesmo período.

Máximas destes dias após a máxima das máximas: dia 09 – 33,2ºC, dia 10 – 32,9ºC e hoje, dia 11 – 34ºC em Santos, Vila Belmiro.

Agora são 23:06, temperatura de 26,5ºC, umidade relativa em 75%, pressão de 1013mbar, céu nublado e calmaria de norte.

Prognósticos apontam uma crista de alta pressão voltando a atuar sobre o Vale do Paraíba e litoral norte paulista, entre sábado e domingo próximos, regiões mais próximas das altas pressões que garantem tempo estável e muito calor no litoral fluminense. A Baixada Santista (litoral centro-sul) e a capital paulista também devem ter a atuação deste anticiclone, o que prevê a volta do calor intenso e poucas e localizadas pancadas de chuvas...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle