Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Padrão atmosférico muda em São Paulo

Notícia enviada em 07/12/2009
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Já acostumados ao calorão quase constante deste novembro recente, resultado do bloqueio atmosférico por parte das altas pressões no oceano, que praticamente impediram ou atenuaram fortemente o ingresso das frentes frias ao estado paulista, "confinando-as" ao território do Rio Grande do Sul, palco de chuvas intensas e calamidades públicas - nesta semana que passou, esse padrão foi "quebrado". Consequência imediata, foi a chegada de um sistema frontal, que acoplado a um canal de umidade entre o litoral do sudeste e a Amazônia, gerou uma zona de convergência denominada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), trazendo chuvas, por vezes com grande volume, em Santos e região, por exemplo, e o afastamento do intenso calor reinante... O padrão de ventos mudou e cheguei a registrar na minha base da Vila Belmiro em Santos, a mínima de 22ºC neste domingo (06/12), às 6:13 da manhã (horário de verão), relativamente baixa, frente à média de 25ºC aproximadamente no mês de novembro. A máxima deste domingo foi de 29,3ºC às 13:33.

Por aí, vemos a distinção clara entre estação “climatológica” e estação “astronômica”, uma vez que o início oficial do verão de 2009, será dia 21 de dezembro, ainda.... Sem dúvidas, o El Niño, teve parte nesse grande aquecimento em novembro. Modelos climáticos, entretanto, apontam para seu enfraquecimento ainda neste mês – o que pode acarretar em condições de tempo para um verão menos quente e mais úmido, com eventos da ZCAS no sudeste brasileiro. Saliento que este evento da ZCAS perdeu força sobre o leste paulista, que inclui a capital, o litoral e o Vale do Paraíba, (na verdade essa zona de convergência de umidade foi mais atuante entre o litoral fluminense e o capixaba), tanto é que neste domingo, o Sol reapareceu mais forte em Santos e região, elevando um pouco a temperatura máxima. Prognósticos, no entanto, apontam para a volta das instabilidades no leste paulista, agora por conta da propagação de um cavado, que é área de baixa pressão e a formação de uma onda frontal subtropical, que por sua vez, garante a estabilidade das temperaturas, porém não elevadas como foi em novembro! Agora às 03:30 dessa madrugada de 07/12, minha estação acusa 25,5ºC, calmaria (sensação de discreto abafamento), umidade relativa em 63%, pressão de 1009mbar, céu nublado, boa visibilidade e baixa turbulência atmosférica, na Vila Belmiro em Santos.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V