Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Perigos do verão 2: enchentes

Notícia enviada em 19/12/2013
por Rodolfo Bonafim - /SP
Se de fato, o aquecimento global, devido à ação antrópica é ainda discutível (qual a parcela de contribuição humana e o modo operandis), o aquecimento local urbano por parte das ilhas de calor, é uma realidade.

Portanto, tendências e prognósticos apontam para ocorrências de tempestades mais severas causadoras de enchentes calamitosas e maior incidência de raios, cujos cuidados já foram aludidos no reporte anterior a esse.

É claro que diante de uma estação como o verão, onde as instabilidades passageiras e tormentas são mais incisivas, é preciso haver monitoramento constante por parte da Defesa Civil das cidades brasileiras, de áreas de risco de escorregamento em encostas de morros e serras. Na Baixada Santista, o município de Cubatão é cercado de morros e serras, bem como rios de água doce, salobra e mangues, que podem trazer enchentes que causam transtorno à população. Em Santos, os morros são em sua maior parte, densamente povoados e, portanto, o monitoramento deve ser constante.

Estes são os procedimentos gerais e básicos de responsabilidade dos governos municipais com apoio dos estaduais e federal, embora, a população deva fazer sua parte também, como por exemplo, em caso de risco severo, atender aos pedidos da Defesa Civil.

Um fato agravante, por parte mesmo da população que mora fora das áreas de maior risco, é infelizmente, o descarte de lixo e entulho domiciliar nas calçadas e vias públicas. Uma pancada de chuva ocasional, que não traria maiores consequências, pode assim, com o entupimento de bueiros, tornar-se causa de transtornos.

Por fim, expressando que este tema não se esgota rapidamente, os dejetos de animais e moradores humanos das ruas, depositados nas vias, é carregado pelas chuvas, aumentando o risco de doenças causadas pela água contaminada....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A bestialidade humana é a única coisa que pode dar idéia do infinito" - Ernest Renan