Mas, como havia relatado em reporte anterior: ",Temperatura poderia ter rondado os 40ºC em Santos",, em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Temperatura_poderia_ter_rondado_os_40C_em_Santos&posic=dat_20130202-114500.inc, esse calor forte, seria momentâneo, pois não passava de um aquecimento pré-frontal, pois havia sido prognosticado muita instabilidade para a semana vigente, devido à formação de mais um episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), onde as frentes frias ficam estacionárias sobre a Região sudeste, alimentadas por um canal intenso de escoamento de umidade da Amazônia... Muitas pessoas ainda naquela época (início de 2005), me perguntaram que “verão era aquele”, pois mal dava para se aproveitar o Sol nas praias da região da Baixada Santista!
Saliento que em pouco mais de vinte anos de observação e monitoramento das condições de tempo na Baixada Santista, somente a partir de 2005, registrei os períodos mais longos de condições de tempo ameno dentro das estações dos verões!!!
Mudanças climáticas de natureza humana ou humana e natural combinados?
Ou simplesmente variabilidade climática (natural ou sazonal)?
Que fique aqui registrado o fato de que o monitoramento dos ciclos solares é relativamente pequeno em termos científicos e o climático propriamente dito, particularmente da Baixada Santista é muitíssimo menos ainda...
Portanto, mesmo que essas aparentes discrepâncias climáticas possam ser simples variações intrassazonais notadamente no regime da interface oceanos-atmosfera, não é muita coincidência a concomitância com as nossas ações duvidosas e perigosas com o meio ambiente????