Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Pirocúmulos de poluentes geradas por incêndio no Porto de Santos

Notícia enviada em 15/01/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Climatologia Amigos da Água informa:

Assim como ano passado (abril), no incêndio dos tanques de combustíveis da empresa Ultracargo em Santos, nuvens pirocúmulos formam-se de novo, desde ontem (15/01/2016) no terminal da empresa Local Frio, na margem esquerda do Porto de Santos, no Guarujá, espécie de nuvens artificiais que se formam a partir de partículas muito pequenas de aerossóis devido à combustão ou queimadas florestais.

Estas nuvens são produzidas pelo intenso aquecimento do ar desde a superfície, sendo que o aumento da temperatura cria movimentos convectivos que eleva a massa de ar até alcançar o ponto de estabilidade. Na real, é um processo semelhante ao da formação de nuvens cumuliformes naturais de desenvolvimento vertical que podem se transformar em cúmulos-nimbos de trovoadas. Mais uma vez, lembramos que tais nuvens são tóxicas e independentemente dos produtos químicos, seja composto de cloro ou amônia, são gases altamente solúveis, muito bem adsorvidos pelas vias respiratórias e rapidamente produzem efeitos nas membranas mucosas dos olhos, nariz e garganta. Também lembro que absorver é diferente de adsorver. Absorver refere-se à ação de recolher, por exemplo, uma esponja absorve água, mas o líquido sai facilmente quando ela é espremida, o que não ocorre com a adsorção, onde as moléculas ou íons de uma substância ficam retidos (fixados) na superfície de sólidos por interações químicas e físicas. Não é para alarmar, mas embora, ventos tenham voltado a soprar de sudeste, carregando a fumaça para a direção da Serra do Mar, ainda devemos manter cuidado, afinal o incêndio ainda não foi contido e com o retorno possível dos ventos de norte durante a noite, a pluma de poluentes pode voltar a Santos e São Vicente.

Crédito da foto: Portal G1 Santos e região.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 15 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle