Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Planeta extrasolar é fotografado diretamente!!!

Notícia enviada em 28/11/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Um dos primeiros livros que me fascinaram em termos de difusão e pesquisa astronômica foi sem dúvida "Civilizações Extraterrestres", do renomado escritos Isaac Asimov (Eu robô). O livro procura tentar esgotar o tema da "procura por planetas habitáveis em outras estrelas", que à época do lançamento ainda estava apenas começando.

Como o clarão fulgurante da estrela central ofuscaria a possível presença de um planeta girando ao seu redor, somente por métodos indiretos como o trânsito (passagem de um planeta na frente do disco estelar) ou perturbações gravitaciuonais é que o dito cujo poderia ser detectado.

Mas, precisou a tecnologia avançar na virada de século e atualmente uma equipe de pesquisadores conseguiu a rara façanha de fotografar diretamente um exoplaneta.

Esta missão foi realizada pelo telescópio japonês Subaru, localizado no observatório do topo Mauna Kea, um vulcão extinto do arquipélago Havaiano, com cerca de respeitáveis 4205 metros!

Na verdade, o novo objeto é um super-Júpiter com 13 vezes a massa do gigante gasoso do Sistema Solar e foi batizado pelos astrônomos como Kappa Andromedae b e está situado na direção da constelação boreal de Andrômeda.

Conhecem-se atualmente mais de 800 planetas extrasolares, sendo que a esmagadora maioria foi detectada por métodos indiretos. Só em poucos casos se conseguiu obter uma imagem direta como a de Kappa Andromedae b.

A estrela orbitada por este planeta, a Kappa Andromedae, tem 2.5 vezes a massa do Sol e situa-se a uma distância de 170 anos-luz da Terra.

Trata-se de uma estrela jovem, de apenas 30 milhões de anos, em comparação ao nosso Sol, que tem cerca de 5 bilhões de anos! Estes sistemas jovens são muito interessantes para fotografar já que os astros mais jovens retêm o calor do seu processo de formação e portanto, brilham mais na banda do infravermelho do que os mais antigos.

A partir de observações no infravermelho, os cientistas usaram uma técnica complexa baseada na combinação de séries de imagens da quais se subtrai o brilho da estrela para se poder distinguir o planeta.

Além dessa técnica, os astrônomos utilizaram também o avançado sistema de óptica adaptativa do Telescópio Subaru a fim de neutralizar os efeitos de degradação da atmosfera, algo que vai além da aviltante poluição atmosférica e luminosa das grandes cidades.

A óptica adaptativa é um conjunto de instrumentos e técnicas que corrigem as distorções causadas na propagação das ondas eletromagnéticas pela atmosfera terrestre, uma vez que a atmosfera é como se fosse um tipo de oceano de ar que sofre turbulências quando ar quente entra em choque com ar frio, por exemplo.

Por essas e outras razões é que cada vez mais existe a tendência de construir-se telescópios livres dos efeitos nocivos da atmosfera, ou seja, orbitando no espaço.

Na foto vemos o planeta recém-descoberto como uma bolinha no canto superior esquerdo. A estrela que ele orbita está no centro da imagem.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw