Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Planetas receém-descobertos na ecosfera de sua estrela!!!!

Notícia enviada em 22/04/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Justin Crepp, astrônomo da Universidade Notre Dame, observou pela primeira vez um ponto próximo à Kepler-62, (estrela semelhante ao nosso Sol, mas de temperatura ",superficial", mais baixa) há cerca de pouco mais de um ano, e estudou movimentos durante meses, para confirmar a descoberta de um planeta, pela primeira vez orbitando a chamada zona habitável (ecosfera) de sua estrela. No caso, o primeiro planeta fora do nosso sistema solar, Kepler 22b, que gira numa zona habitável estelar...

No entanto, o seu grande tamanho, 2,4 vezes superior à Terra, deixou algumas dúvidas sobre se o planeta seria rochoso, gasoso ou líquido.

Mas, há poucos dias, o telescópio Kepler surpreende de novo e acaba descobrindo dois planetas ligeiramente maiores que a Terra e que orbitam uma estrela a 1.200 anos-luz da Terra.

Segundo os pesquisadores, os dois planetas têm a dimensão correta e estão a uma distância ideal da estrela principal para criar as condições para a existência de água em sua superfície.

Foram batizados como Kepler-62e e Kepler-62f.

O Kepler já havia detectado mais de 600 planetas, muitos deles parecidos com a Terra, mas até agora nenhum com condições tão propícias para a existência de vida.

Eles têm dimensões maiores do que as do nosso planeta, cada um deles com um raio de 1,41 e 1,61 vezes o raio da Terra.

Os pesquisadores afirmam que o tamanho destes planetas sugere que eles sejam rochosos, como a Terra, ou compostos em sua maior parte de gelo. Certamente eles parecem pequenos demais para serem planetas gasosos como Netuno ou Júpiter.

Os planetas 62e e o 62f também parecem estar a uma distância adequada da estrela que orbitam e isto faz com que eles recebam uma quantidade tolerável de energia. Não são quentes demais nem frios demais.

Ainda não sabe-se informar se as suas superfícies são rochosas ou líquidas, ou se a sua atmosfera permite vida.

Contudo, o estudo indica que com a sua localização e tamanho poderiam plausivelmente ser constituídos de compostos condensáveis (água, por exemplo) e sólidos, tanto em terreno seco, numa super-Terra rochosa, como se for composto com uma quantidade significativa de água...

Kepler é a primeira missão da NASA à procura de planetas como a Terra que orbitem em sóis similares ao nosso.

Esta missão está equipada com a maior câmara enviada para o espaço, em busca de planetas semelhantes à Terra, incluindo estrelas, orbitando em zona quente, habitável e onde possa existir água na superfície do planeta porocurado.

Os dois planetas recém-descobertos foram revelados pelo método de trânsito, quando a sua estrela reduzia ligeiramente seu brilho, à medida que os planetas passavam a sua frente!

quando a sua estrela escurecia à sua passagem, processo conhecido como ",trânsito",.

Lisa Kaltenegger, especialista em teorias sobre atmosferas de exoplanetas, diz: ",Vamos supor que os planetas Kepler-62e e o 62f são mesmo rochosos, como o raio deles indica. Vamos supor ainda mais que eles têm água e sua composição atmosférica é parecida com a da Terra, dominada por nitrogênio e contendo água e dióxido de carbono",, acrescentou a pesquisadora do Instituto Max Planck para Astronomia, em Heidelberg.

",Neste caso, os dois planetas podem ter água líquida na superfície: Kepler-62f recebe menos radiação de sua estrela que a Terra do Sol e, portanto, precisa de mais gases de efeito estufa, por exemplo, mais dióxido de carbono, do que a Terra, para não congelar.",

",O Kepler-62e está mais perto de sua estrela, e precisa de uma cobertura de nuvens maior, suficiente para refletir parte da radiação da estrela e permitir água líquida em sua superfície.",

Porém, ainda não existe tecnologia disponível para essas confirmações. Há de se esperar por telescópios e métodos mais avançados...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês