Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Poluição na Península Ibérica há 4000 anos!!!

Notícia enviada em 25/03/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Vestígios de poluição ambiental foram descobertos em Granada, na Espanha devido a metais pesados que remontam há 4000 anos, ou seja, à Idade do Bronze Inicial, iniciada no Oriente Médio em torno de 3300 a.C. Uma equipe de cientistas achou, num lago da Sierra Nevada, situado a 3020 metros sobre o nível do mar, evidências de contaminação por chumbo associada à atividades metalúrgicas.

Este é, até agora, o registro mais antigo de poluição devido a metais pesados no sul da Península Ibérica.

O estudo foi publicado Revista ",Science of the Total Environment",, e explora o impacto das atividades de origem antrópica durante o início da era metalúrgica, no Holoceno Final há 10 mil anos)...

A contaminação por chumbo aumentou paulatinamente durante a Idade do Bronze Tardio e do Ferro Inicial (período em que ocorreu a metalurgia do ferro - este metal é superior ao bronze em relação à dureza e abundância de jazidas. A Idade do Ferro é caracterizada pela utilização do ferro como metal, utilização importada do Oriente através da emigração de tribos indo-européias (celtas), que a partir de 1.200 a.C. começaram a chegar a Europa Ocidental, e o seu período alcança até a época romana), coincidindo com o desenvolvimento e a expansão da metalurgia no sul da Península Ibérica, de acordo com José Antonio Lozano Rodriguez, pesquisador da Universidade de Granada.

No registro analisado, observam-se também importantes níveis de contaminação por chumbo durante o Império Romano (286 d.C) e durante os últimos 300 anos, coincidindo com a Revolução Industrial (iníciada no século XVIII, na Inglaterra),e a reativação da mineração no sul da Espanha.

Por aí, vê-se que a poluição ambiental não é algo tão moderno assim, pois nossos ancestrais, destacando-se dos outros animais em capacidade intelectual, na necessidade de sobreviver aos desafios da natureza, já impactavam de certa forma sobre o ambiente natural. Nos dias de hoje, desde a Revolução Industrial, é que sentimos a diferença no tocante ao modo de produçãcomo tema correlato, veja meu reporte sob o título ",Agricultura da Antiguidade, já emitia gases estufa????", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Agricultura_da_Antiguidade_ja_emitia_gases_estufa&posic=dat_20130304-012740.inc.

Fonte do texto: Universidade de Granada, Espanha.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle