Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Por que não esfriou muito em Santos!

Notícia enviada em 25/06/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
As temperaturas especialmente máximas têm sofrido queda considerável na região metropolitana de S. Paulo nos últimos dias.

Mas, tal fato não tem sido constatado na região metropolitana da Costa da Mata Atlântica (Baixada Santista), pois além do fator altitude (em média, terrenos urbanos acima entre 3 metros e 4 metros acima do nível do mar), a massa de ar de alta pressão na retaguarda da mais recente frente fria (anticiclone migratório), entrou em transição para subtropical, pois fundiu-se com o limite oeste da massa de ar conhecida como Alta Subtropical do Atlântico de caráter semipermanente (praticamente só varia de posição em latitude - mais ao norte e mais ao sul e de longitude, mais a oeste, mais a leste, neste caso a tal massa que também é um anticiclone, está alongada na direção oeste ou seja, mais próxima do litoral da Região Sudeste, portanto, influenciando a Baixada Santista, no sentido de não favorecer máximas abaixo dos 20ºC.

Este sistema climático atua em superfície, mas em Meteorologia, procura-se atentar para massas e escoamentos em outros níveis da atmosfera, tais como os de 850 milibares (baixa atmosfera), 500 milibares (média atmosfera) e 250 milibares (alta atmosfera), pois além dos escoamentos de massas de ar em superfície, temos que observar as influências em maior ou menor grau das camadas mais elevadas da atmosfera.

Neste caso, há pequenas perturbações no nível atmosférico médio em 500 milibares, que contribuem com a convergência de umidade do Atlântico para o continente, por parte da fronteira oeste da Alta subtropical do Atlântico em superfície, favorecendo a condição de céu encoberto e chuvas intermitentes (por vezes contínuas) no litoral paulista.

Até o momento (13:20), a máxima registrada na minha estação em Santos, não ultrapassou a marca de 21,2ºC. A umidade relativa do ar é elevada: 91% e a pressão do ar está em 1015 milibares, com ventos fracos do quadrante leste e chuva fraca, dados da minha estação em Santos.

Nota: o que mais chama a atenção é o índice pluviométrico em Santos: nas últimas 24ºC, meu ca pluviômetro recolheu cerca de 60 milímetros de chuva por metro quadrado, índice alto para 24 horas, condierando que estamos no inverno, que apesar de não se definir estação seca no litoral paulista, ainda assim, é a menos chuvosa....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw