Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Possível tornado no sul do país poderia ter sido previsto????

Notícia enviada em 24/07/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Confirmando os prognósticos, este inverno segue oscilando entre períodos de tempo nebuloso, úmido e chuvoso com intervalos de tempo seco e aquecido em geral no sudeste e em particular em Santos e região... Ontem, 22 de julho de 2010, a máxima em Santos, na minha estação no bairro da Vila Belmiro, foi de 32,9ºC, com baixímo nível de umidade relativa: 24%!!! A causa deste tempo é a ação de uma extensa massa de ar quente e seco de alta pressão, devido ao posicionamento mais a leste (mais próximo da costa do sudeste e sul do nordeste), do Anticiclone (alta pressão) Subtropical do Atlântico, que, volto a repetir, por conta de sua posição geográfica, ao contrário do ano passado no mesmo período, quando estava mais posicionado a oeste, e, portanto mais próximo da costa africana, permitiu maior acesso de frentes frias oceânicas que trouxeram muita chuva em julho de 2009: cerca de 254 milímetros na Vila Belmiro. Somado a este sistema, há o aquecimento pré-frontal provocado pela aproximação de uma frente fria, que no encontro com a massa de ar quente e seca, propiciou tempestades em Gramado e Canela na Serra Gaúcha, com ventos de até 124Km/h, cujas características de movimento, duração e estragos, evidenciam a ocorrência de um tornado. O bloqueio da massa de ar quente, fez com que a frente ficasse estacionária sobre o norte gaúcho, porém, ela se movimentou até a costa paulista nesta sexta-feira (23/07), mas de forma enfraquecida, causando nebulosidade baixa, alguma chuva e pequena queda de temperatura e aumento significativo da umidade relativa, notadamente no litoral paulista, desde o sul até o norte. De fato, a previsão climática compreende temperaturas em média, abaixo da média histórica apenas para a região sul do país... Quanto ao possível tornado no sul do país, há cerca de dois dias atrás, na Serra Gaúcha, um relatório e mapa sinóptico associado, apontavam a atuação de um cavado invertido com eixo entre a divisa de Mato Grosso do Sul e São Paulo e o oeste do Rio Grande do Sul, que esteve associado à advecção de vorticidade em 500 hPa provocada pelo deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) pelos Andes.Teria algo a ver com este evento???

Rodolfo Bonafim

Diretor científico da ONG Amigos da Água

Fones: (13) 3028-0396, (13) 9758-9448 e (11) 2865-7308

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle