A pressão atmosférica ou do ar, é fisicamente definida pelo quociente (divisão) entre a força que as camadas de ar da coluna da atmosférica exercem sobre determinada área da superfície. No caso, há vários dias, a pressão do ar em Santos ",gira", entre 1002 e 1000 milibares, devido às diversas áreas de baixa pressão que atuam na região, que associadas ao calor e à elevada umidade do ar (termodinâmica típica desta época do ano), esta convergente à Baixada Santista, capital paulista, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, têm provocado pancadas de chuvas e trovoadas. Até aí, tudo normal, pois afinal estas áreas de baixa pressão (cavados), atraem a umidade amazônica.
Mas, a pressão agora às 06:40 na minha estação na Vila Belmiro desta manhã de 13/12/2010, é de apenas 998 milibares, tida como possível atratora de ventos por vezes com rajadas até fortes. A temperatura é alta: 28,1ºC, ar muito seco: 32% de umidade relativa, com ventos soprando entre fracos do quadrante noroeste.
Portanto, vamos aguardar para ver: chegarão instabilidades fortes com níveis pluviométricos entre consideráveis 80 milímetros e 100 milímetros de chuva para Santos e região, capital e Vale do Paraíba, associadas a ventos fortes?
Oremos...
Rodolfo Bonafim
Estudioso de Climatologia Comportamental da ONG Amigos da Água.
www.amigosdaagua.org.br