Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Primavera: estação somente das flores???

Notícia enviada em 22/09/2011
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A primavera, conhecida como a estação das flores, inicia-se oficialmente, (data regida pela posição da Terra no céu em relação ao Sol conhecida por equinócio, que significa literalmente dias e noites iguais, uma vez que no seu ponto exato, a primavera é marcada pela duração exatamente igual do dia e da noite), amanhã, dia 23 de setembro às 06:04. Essa é a ",primavera astronômica",).Porém, climatologicamente falando, nem sempre a primavera astronômica coincide com a primavera climatológica, pois nesse início de nova estação, teremos céu com muitas nuvens, chuvas e temperaturas amenas. Alíás, a palavra clima significa inclinação, porque a razão maior das estações do ano é a inclinação do eixo terrestre. E a maior parte dos prognósticos apontam para uma primavera com níveis de chuva ligeiramente acima da normal climatológica. No caso da Baixada Santista, região de chuvas abundantes na maior parte do ano, onde não se define estação seca no inverno e sim apenas ",menos chuvosa", (embora de 2009 até 2011, tivemos invernos com índice de chuvas acima da normal climatológica), costumeiramente a primavera é a estação de chuvas abundantes e neste 2011, pode-se realmente prever que a probabilidade de chuvas ligeiramente acima da normal é de 75%. E a causa pode estar ligada ao evento La Niña, fenômeno de resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, que no começo deste mesmo ano, provocou um verão muito chuvoso e cujos reflexos estenderam-se até meados de Abril, já em pleno outono!

Portanto, preparemos (ou continuaremos, já que o inverno também foi chuvoso, especialmente em agosto, com 118 milímetros na minha estação da Vila em Santos) os guarda-chuvas abertos... Mas, isso ainda não é tudo, pois com o ligeiro aumento na média das temperaturas, tanto máximas quanto mínimas, devido à menor inclinação dos raios solares e a consequente maior quantidade de radiação térmica (calor), o índice ultravioleta já começa a ficar alto, em torno de 9 (nove), numa escala que vai de 1 a 14, mas é claro, nos dias com céu limpo ou até no máximo de 25% de cobertura de nuvens... Por fim, com maior oferta de umidade no ar em média e um pouco mais de calor, os casos de dengue tendem a aumentar.

Portanto, ",nem tudo são flores", na primavera...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière