Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Primavera tórrida em Santos

Notícia enviada em 13/11/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Ela chegou devagarzinho, bastante tímida, pois a influência do Oceano Atlântico foi preponderante este ano no litoral paulista, a temperatura superficial do mar tardou consideravelmente a subir, mas agora, já próximos da segunda quinzena de novembro, o mesmo Atlântico ",conspira", para elevar extremamente a temperatura do ar no mesmo litoral paulista. As temperaturas máximas na Baixada Santista durante boa parte de agosto, setembro e até mesmo meados de outubro estiveram ligeiramente abaixo das máximas da capital e consideravelmente abaixo das máximas do interior.

O contrário tem-se observado desde os últimos dias, pois as máximas em Santos, bateram anteontem (dia 11 de novembro) nos 36,4ºC e ontem (dia 12 de novembro), nos 38,5ºC, fazendo de Santos uma da cidades mais quentes de todo o estado paulista!!!

A causa principal: duas intensas massas de ar de baixa pressão sobre o Atlântico na altura da costa paranaense e catarinense (uma mais a norte e uma mais ao sul, portanto)...

A pressão atmosférica ontem caiu para níveis assustadores (entre 1002 e 1001 milibares), indicando possíveis ventanias, no entanto, o gradiente de pressão entre o litoral da Região Sudeste e a Região Amazônica era muito pequeno e tal, não aconteceu, pois em razão deste baixo contraste bárico (de pressão), uma onda frontal acoplada a estas massas de baixa pressão acabou estacionando na costa paranaense, conforme atestam imagens de satélites e cartas sinóticas. Enquanto isso, o calor prossegue na Baixada Santista, pois no momento (03:00) desta madrugada quente, a temperatura é de 26,5ºC, com umidade relativa de 66% e pressão que voltou a subir rapidamente para 1013 milibares. Ontem, a esta mesma hora, a temperatura era mais alta: 29,3ºC com ",ajuda", do vento noroeste em Santos.... Hoje, ventos calmos do quadrante sudeste, mais frescos e mais úmidos, mas em contrapartida causam maior sensação térmica, proporcionando intensa sudorese... Saliento, que ainda assim, com todo esse calorão, as temperaturas superficiais do mar ainda estão relativamente baixas para esta época do ano...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias















  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron