Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Primeira onda de frio de 2013 na Baixada Santista?

Notícia enviada em 13/04/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A resposta ao tema-título deste reporte é sim e não, pois a Baixada Santista, principalmente no início do outono, não é fortemente atingida por massas de ar frio e seca oriundas do sul e penetradas no estado paulista a partir do oeste do continente. Como a previsão de tempo para o litoral paulista é realizada por extrapolação e estimativa, não basta supercomputadores alimentados por boa modelagem numérica, mas também maior rede de postos de coletas de dados meteorológicos e um radar de chuva instalado na planície costeira do litoral, ou seja ao nível do mar.

Como isso ainda inexiste, a vivência e o acompanhamento e monitoramento dos dados meteorológicos durante mais de vinte anos, juntamente com os prognósticos oficiais, são elementos imprescindíveis a uma boa previsão do tempo litorâneo paulista, região ainda mais complicado em termos climatológicos devido a sua peculiar localização geográfica, adjacência ao mar e aos contrafortes abruptos da muralha chamada Serra do Mar...

Isto posto, de fato as temperaturas tanto máximas quanto mínimas vão declinar sensivelmente, mas consideravelmente menos do que locais de planalto como a capital paulista e respectiva região metropolitana e Serra da Mantiqueira.

O mar deverá apresentar ressaca a partir de domingo, dia 14 de abril de 2013.

De fato, é um forte sistema frontal que se aproxima da região sudeste, e deverá a exemplo da região sul, sofrer temporais localizados devido ao choque causado pelo forte gradiente (contraste) de temperaturas entre a cunha de ar frio e a massa de ar quente instalada desde anteontem sobre o litoral e a capital paulista.

Como um sistema frontal é formado também por um ciclone extratropical, não se descartam ventos fortes com rajadas de até 70 Km/h na costa paulista, daí, a agitação marítima que deve ser motivo de cautela pelos tripulantes de embarcações!!

Após a passagem do sistema frontal, na sua retaguarda, teremos o avanço de um anticiclone (massa de ar de alta pressão), neste caso, trazendo ar frio para a região. Este anticlone é de certa forma, intenso, pois seu valor pontual de pressão é de 1033 milibares (durante o verão, geralmente não passa dos 1022 milibares! Ontem, dia 12, o calor se fez presente à Baixada Santista, com máxima de 32,1ºC em Santos.

Agora, são 03:00 deste sábado, dia 13 de abril, quando temos o registro de uma madrugada quente em Santos, com 26,4ºC, umidade relativa de 65% (relativamente baixa para este horário) e pressão de 1007 milbares (vai progressivamente caindo com a aproximação do sistema frontal e durante e após a passagem do mesmo, vai em oposição, aumentando progressivamente).

O céu está quase todo coberto por uma fina camada de nuvens altas, precursoras do sistema frontal!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating