Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Prognósticos oficiais falharam - não fez calor intenso e chuva chegou tardia!!!!

Notícia enviada em 25/11/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
No reporte anterior intitulado ",Alerta de calor intenso em Santos",, (https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Alerta_de_calor_intenso_em_Santos!!&posic=dat_20121123-151940.inc), noticiei a unanimidade dos órgãos oficiais de Meteorologia quanto aos prognósticos de tempo para este final de semana em prever que ontem, 24 de novembro, a máxima em Santos estaria entre os 35ºC e os 37ºC. Qual não ocorreu, nem de longe, pois o céu nesse dia teve grande espessamento de nuvens altas, que foram passando para médias e baixas, com chuviscos muito esparsos e ocasionais. A máxima não passou dos 27,6ºC e hoje, menos ainda, meros 26,3ºC! Porém, a probabilidade de chuva era de 90% para praticamente o dia todo e com volume. No caso de hoje, 26 de novembro, não diria que houve falha no prognóstico e sim atraso, pois a chuva chegou, embora com atraso, somente a partir das 14 horas e relegada a chuviscos. Mesmo com supercomputadores, sensoreamento e a instalação de mais postos de coleta de dados (e olhe que o sistema de previsão do tempo no Brasil melhorou), ainda há muito que se melhorar, pois se faz necessário mais estações e órgãos especializados, para engrossar a rede do sistema de previsão do tempo no Brasil! Há ainda que se considerar que por maior e melhor que seja a rede, o sensoreamento remoto e os supercomputadores, saliento que o ar atmosférico é um fluido e tal, prever-se o comportamento de algo nesse estado, é levado ao estudo aguçadíssimo de condições de contorno matemáticas, calculo numérico, Física Matemática e... Teoria do Caos - sim, mas não exatamente no sentido lato da palavra, pois o matemático James Yorke tomou o termo caos emprestado em 1975, referia-se a um tipo de desordem ordenada - um padră,o de organizaçă,o existindo por trás de uma aparente casualidade.... Tudo começou com um meteorologista do M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, chamado Lorenz, quando desenvolveu modelos computacionais sobre os padrões do tempo.

Lorenz descobriu algo surpreendente: pequenas mudanças ou pequenos erros em um par de variáveis produziam efeitos tremendamente desproporcionais. Para um período de uns dois dias, elas mal faziam diferença. Entretanto, extrapolando-se para um mês ou mais, as mudanças produziam padrões completamente diferentes. Lorenz chamou sua descoberta de ",efeito borboleta",.

Mas por que aparentemente esse nome estranho para esse efeito?

Bem, diria que nesse caso, fatores insignificantes, distantes, podem eventualmente produzir resultados catastróficos imprevisíveis, ou não???? Praticamente todos os físicos antes dos anos 1970 fixaram-se nos chamados processos ",lineares", - processos em que pequenas mudanças produziam resultados proporcionalmente pequenos. Mas um grande número de fenômenos, não somente na Meteorologia ou Física, mas também na Ecologia, Economia, etc, simplesmente não obedeciam leis lineares nem seguiam fórmulas lineares. Processos não-lineares são aqueles nos quais as equações envolvem taxas variáveis de mudança e não taxas fixas, (como de juros em Matemática Financeira), em que as mudanças são multiplicadas, em vez de adicionadas e portanto pequenos desvios podem ter vastos efeitos. Assim, o é, o ",drama", dos prognósticos do tempo, pois enquanto a previsão para poucos dias já está bem acurada, o mesmo não podemos dizer quanto a médio ou longo prazo, embora saliente que no caso deste reporte, a falha foi constada para poucos dias... E aí, variabilidade climática gerada por causas naturais ou mudanças climáticas também de origem antrópica (humana), estariam interferindo na análise meteorológica até para curtíssimos prazos? Pensemos a respeito, enquanto preparo um artigo para um tema interessante a respeito não só do tempo, mas também sobre o clima....

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês