Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Prognósticos para o outono 2015 na Baixada Santista

Notícia enviada em 19/03/2015
por Rodolfo Bonafim - Aracaju/SE
OUTONO 2015.

Antes de tudo, o outono oficialmente inicia-se em 20 de Março ?às 19:45, hora de Brasília.

Neste dia, a duração da noite será igual a do dia, marcando assim o Equinócio de Outono, aliás Equinócio, significa literalmente, ",dia e noite igual",.

Inclusive, a palavra clima significa inclinação, pois é a inclinação do eixo da Terra, causa principal da alternância de estações do ano, como o Outono.

De acordo com as condições oceânicas e atmosféricas globais e prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática a tendência, é de queda na quantidade de chuva para a Região Sudeste, a partir de meados de Abril. Para a Baixada Santista, apesar da sua condição especial e favorável em abundância de chuva, não se definindo estação seca mesmo no inverno (somente estação menos chuvosa), há também tendência de queda no índice de chuvas a partir de meados de Abril, porém menos acentuada em relação à capital e interior paulista. Porém em Maio, existe boa probabilidade das frentes frias não ficarem bloqueadas sobre a região sul do país e assim com a entrada delas sobre a Baixada, as chuvas devem ficar dentro do normal até um pouco acima do normal sobre Santos e região. Junho, por outro lado, espera-se com boa probabilidade, que frentes frias ficarão desta vez, bloqueadas no Rio Grande do Sul e assim, poderemos ter alguma queda no índice de chuvas na Baixada.

Quanto às temperaturas, Abril já deve ter características de outono mesmo, com dias relativamente quentes e noites e madrugadas com discreto resfriamento em Santos e região. Mas, para Maio, espera-se com a entrada de frentes frias e ar polar, um mês com queda de temperatura sensível na Baixada.

Finalmente, em Junho, caso mesmo as frentes frias tenham bloqueio, poderemos ter um mês com temperaturas médias ligeiramente acima do normal na Baixada Santista.

Nota: existe boa probabilidade do fenômeno El Niño de aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico se firmar no Brasil. Caso ocorra mesmo, poderemos ter um outono com temperaturas ligeiramente acima do normal em Santos e região na média dos meses de outono. Quanto às chuvas, devem ficar ligeiramente abaixo da média na nossa região.

Caso não se confirme o El Niño, poderemos ter um outono na média, com temperaturas entre normal e ligeiramente acima da média e chuvas entre normal e ligeiramente abaixo da média na Baixada Santista...

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw