Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Relatório diz que pegadas podem ser danificadas

Notícia enviada em 18/04/2008
por Deyverson B. da Silva - João Pessoa/PB
Um relatório divulgado ontem pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) revelou que as pegadas do Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa, Sertão paraibano, estão cobertas de água e podem ter parte da estrutura danificada, impedindo estudos paleontológicos na região. As réplicas dos animais pré-históricos, passarelas para deslocamento dos visitantes do sítio arqueológico e museu histórico também foram atingidos pelo volume de um braço de água vindo da barragem de nível Rio do Peixe, em Sousa. A Sudema já tem R$ 240 mil para recuperação do local.

De acordo com o superintendente da Sudema, Régis de Albuquerque Cavalcanti, as chuvas de março e deste mês encheram a barragem de nível Rio do Peixe, em Sousa, fazendo com que um braço de água desse reservatório transbordasse e chegasse até o Vale, provocando a inundação da área. “Nós iremos resolver a situação do Vale dos Dinossauros assim que as águas baixarem, pois todas as trilhas de pegadas dos dinossauros estão cobertas de água. A nossa preocupação agora é evitar um prejuízo maior com a perda de parte dessas informações paleontológicas na Paraíba”, declarou o superintendente, Régis de Albuquerque Cavalcanti.

O relatório sobre os estragos no Vale dos Dinossauros servirá para que técnicos do governo do Estado avaliem o tamanho do prejuízo e estabeleçam estratégias para recuperar, principalmente, as trilhas dos animais pré-históricos. “Nós ainda teremos um valor fixo dos danos causados pelas chuvas, mas a Sudema em parceria com o Ministério da Justiça, disponibilizou R$ 240 mil para recuperar todo sítio em Sousa”, afirmou Régis de Albuquerque Medeiros. Em 2001, a barragem de Nível sofreu rachaduras, desencadeando ruptura em parte da estrutura. Decorrente dessa ação, as pegadas enfrentaram problemas de alagamentos sucessivos, potencializando assim a ação erosiva das águas sobre a área paleontológica.

O Monumento Natural Vale dos Dinossauros está inserido na Caatinga, localizado na bacia do Rio do Peixe, em Sousa, Sertão paraibano. Régis de Albuquerque Cavalcanti disse que a área possui um dos mais expressivos sítios arqueológicos e paleontológicos do mundo com pegadas fossilizadas de dinossauros. Para o superintendente, o Vale dos Dinossauros movimenta o ecoturismo no interior da Paraíba e divulga a potencialidade do sítio para o cenário nacional e internacional com a vinda de turistas para o Estado.

No município de Sousa existem 21 localidades com indícios de pegadas, porém apenas 13 foram estudadas. Conservadas pela fossilização de arenito e lama petrificada, as pegadas passaram a ter um reconhecimento mundial dentro da comunidade científica entre os anos 70 e final dos anos 90. São registros que variam de 5 a 40 cm de diâmetro de animais fossilizados, como o tiranossauro rex, alossauros, estegossauros e iguanodontes que existiam há 120 milhões de anos nos períodos cretáceo e jurássico. A maior parte das trilhas é de dinossauros carnívoros.

Deyverson B. da Silva enviou 4 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Usamos as ideias apenas para justificar nossa maldade, e as palavras para esconder nossas idéias." - Voltaire