Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Resenha de agosto e do inverno de 2018 em Santos

Notícia enviada em 30/08/2018
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Balanço climático de agosto e do inverno até hoje, 30/08/2018 em Santos e região (é textão, mas é difícil resumir mais do que isso sobre o inverno como um todo até agora)!

Desde o primeiro dia de agosto até o momento (30/08/18), só ocorreram 8 dias de pleno Sol (manhã e tarde). Como espera-se que amanhã, 31/08/18, último dia do mês, outro dia ensolarado, deveremos totalizar 9 dias de Sol pleno, ou seja, apenas 29% do mês em Santos.

Quanto às chuvas, o índice total será de 158 milímetros por metro quadrado, sendo o agosto mais chuvoso em 26 anos (desde 1992) em Santos (Estação da ONG Amigos da Água na V. Belmiro). Detalhe: Agosto é na média o mês que chove menos na região - contou com alto índice pluviométrico também no ano passado (2017): 139 milímetros por metro quadrado!

Quanto às temperaturas, apesar da queixa de frio por muitas pessoas da região da Baixada, as mínimas não ficaram abaixo da média histórica para Santos, que é de 16ºC (ficou em exatos 16,2ºC). Por outro lado, as máximas ficaram ligeiramente abaixo da média para Santos, que é de 22,7ºC (ficou em 22,4ºC). Em compensação, a média de temperaturas tanto máximas quanto mínimas ficou em 18,8ºC, quando a média é 19,2ºC, portanto ligeiramente abaixo. O que realmente dez com que muitos se queixassem do frio, ficou por conta do excesso de dias nublados, com névoa ou nevoeiro ou chuvosos, que mantiveram as temperaturas máximas baixas (estagnadas, não subiam para níveis mais agradáveis) e também, os altíssimos índices de umidade relativa do ar, chegando a picos de até 93% em 20 dias do mês, ou seja, em 64% do total de dias de agosto, lembrando que o máximo de umidade no ar de conforto climatológico é de até 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde!

Apesar destes dados, faltando 22 dias para o final do inverno 2018, ainda não se pode afirmar que este inverno está com frio abaixo da média. Por enquanto, a previsão climática de inverno dentro da média, continua, pois a parte de junho que corresponde ao inverno foi de temperaturas ligeiramente acima e em julho, a média foi ligeiramente superior (19,7ºC) à média histórica (19,3ºC).

Todos os dados (índice pluviométrico), umidade relativa do ar e temperatura, são medidas feitas pelos sensores da Estação da ONG Amigos da Água em Santos.

Rodolfo Bonafim enviou 938 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles