Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Resenhado inverno 2015 até hoje - dia 13 de agosto

Notícia enviada em 13/08/2015
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
DIRETO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AMIGOS DA ÁGUA...

RESENHA DO INVERNO 2015 ATÉ O MOMENTO NA BAIXADA SANTISTA!

1 - FRENTES FRIAS PREDOMINANTEMENTE COM DESLOCAMENTO PELO MAR (MARÍTIMAS), DESDE O FINAL DO OUTONO ATÉ POR VOLTA DO DIA 25 DE JULHO MAIS ALGUMAS ÁREAS DE BAIXA PRESSÃO NO MAR (CICLONES), ORIGINANDO TEMPERATURAS MÁXIMAS BAIXAS EM TORNO DOS 21°C/23°C, ESPECIALMENTE NOS DIAS DE CHUVAS E NUBLADOS. MÍNIMAS RELATIVAMENTE ALTAS EM TORNO DOS 18°C/19°C. TEMPERATURA MÍNIMA MAIS BAIXA DO ANO FOI REGISTRADA EM 26 DE JULHO COM 15°C. TEMPERATURA MÁXIMA MAIS BAIXA DO ANO FOI REGISTRADA EM 05 DE JULHO COM SOMENTE 18,8 °C.

2 – INTERVALOS COM TEMPO QUENTE E SECO: DIA 12 DE JULHO COM MÁXIMA DE EXATOS 30°C E UMIDADE RELATIVA MÍNIMA DE APENAS 35% (ESTADO DE OBSERVAÇÃO), DIA 13 DE JULHO COM 30,8°C E UMIDADE RELATIVA MÍNIMA DE 28% (ESTADO DE ATENÇÃO), DIA 14 DE JULHO COM 34,8°C° E UMIDADE RELATIVA MÍNIMA DE 17% (ESTADO DE ALERTA), DIA 01 DE AGOSTO COM 31°C E UMIDADE RELATIVA MÍNIMA DE 19% (ESTADO DE ALERTA) E DIA 03 DE AGOSTO COM 32,1°C E UMIDADE RELATIVA MÍNIMA DE 18% (ESTADO DE ALERTA).

3 – ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DE JULHO: 127 MILÍMETROS POR METRO QUADRADO (MÉDIA ESPERADA PARA JULHO É DE 120 MILÍMETROS POR METRO QUADRADO). ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DE AGOSTO ATÉ O MOMENTO, DIA 13 DE AGOSTO: ZERO MILÍMETRO POR METRO QUADRADO – SANTOS JÁ ESTÁ COM 19 DIAS SEM CHUVA!!!

4 – DIAS COM NEVOEIRO: APENAS EM 19 DE JULHO E 8 DE AGOSTO. ENTRECHOQUE O ENCONTRO DE DUAS MASSAS DE AR COM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES - UMA AQUECIDA E SECA E OUTRA FRIA E ÚMIDA, CAUSADOR DOS FAMOSOS NEVOEIROS DE MAR OU ADVECÇÃO, QUE PODEM PARALISAR POR HORAS A NAVEGAÇÃO DE EMBARCAÇÕES NO ESTUÁRIO SANTISTA, ESTÁ COM FRACA INTENSIDADE, DEVIDO À TEMPERATURA SUPERFICIAL DO MAR NA COSTA PAULISTA SE ENCONTRAR LIGEIRAMENTE MAIS ALTA DO QUE A NORMAL! POR OUTRO LADO EM INVERNOS COMO O DE 2013, O ENTRECHOQUE GEROU FORTES NEVOEIROS POR VÁRIOS DIAS, UMA VEZ QUE NESTE 2013, OCORREU O INVERNO MAIS RIGOROSO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS NA BAIXADA SANTISTA, DEVIDO À LA NIÑA, FENÔMENO DE RESFRIAMENTO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBSUPERFICIAIS DO OCEANO PACÍFICO!

5 – NOTAS: APESAR DE MUITAS PESSOAS RELATAREM SENTIR QUE O PERÍODO DESDE O COMEÇO DE AGOSTO ATÉ HOJE, DIA 13, ESTÁ “SECO”, É BOM FRISAR, CONFORME ESTA RESENHA, QUE O AR SECO OCORREU MESMO DE FORMA INTENSA, PORÉM DE FORMA MUITO PONTUAL, EM POUCOS DIAS DO REFERIDO PERÍODO. QUANDO OS VENTOS DE NORTE E NOROESTE PREDOMINAM EM GRANDE PARTE DO DIA, A UMIDADE CAI BASTANTE, PORÉM, NA BAIXADA SANTISTA, OS VENTOS DE SUDESTE E LESTE NESTA ÉPOCA DO ANO SOPRAM MAIS OSTENSIVAMENTE, RESULTANDO EM DIAS EM MÉDIA COM UMIDADE RELATIVA VARIANDO ENTRE OS 35% E OS 60% DURANTE O DIA, PRATICAMENTE DENTRO DE NÍVEIS BEM ACEITÁVEIS, SENDO QUE NA MAIOR PARTE DOS DIAS DE AGOSTO, O QUE OBSERVAMOS DIRETAMENTE DO PAINEL DE CONTROLE DA ESTAÇÃO AMIGOS DA ÁGUA, É QUE JÁPOR VOLTA DAS 10/11 HORAS DA MANHÃ, OS VENTOS VIRAM RAPIDAMENTE PARA SUDESTE E LESTE, TRAZENDO UMIDADE DO MAR PARA NOSSA COSTA... O TEMPO “SECO” MESMO OCORRE EM FUNÇÃO DA FALTA DE CHUVAS.

6 - MÉDIA DAS TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DE AGOSTO: O QUE TEMOS OBSERVADO É QUE AS MÍNIMAS TÊM OSCILADO ENTRE OS 19°C E OS 21°C EM SANTOS, PORTANTO, EM MÉDIA, 5°C MAIS ALTA PARAA ÉPOCA DO ANO. QUANTO ÀS MÁXIMAS, ESTÃO EM MÉDIA 4,5°C MAIS ALTAS PARA A ÉPOCA!

7 - MONITORAMOS TAMBÉM AS TEMPERATURAS NO INTERIOR DAS RESIDÊNCIAS E CONSTATAMOS QUE ESTÁ 5°C MAIS ALTA PARA A ÉPOCA.

8 - RESUMO GERAL: UM INVERNO QUE COMEÇOU ÚMIDO, MAS QUE EM AGOSTO ATÉ O MOMENTO (EM 13 DE AGOSTO), UM TIPO DE VERANICO TOMA CONTA DE SANTOS E REGIÃO. NESTE ANO, ESPECIFICAMENTE, O EL NIÑO, FENÔMENO DE AQUECIMENTO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS EM SUBSUPERFICIAIS DO OCEANO PACÍFICO, COMEÇA A SE INTENSIFICAR, PODENDO CAUSAR ATÉ UMA PRIMAVERA SECA....

IMAGEM: MICRO ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE INTERIOR DE RESIDÊNCIAS - CRÉDITO: RODOLFO BONAFIM - DIRETOR CIENTÍFICO DA ONG AMIGOS DA ÁGUA

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière