Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

SANTOS: 41,4ºC!!!

Notícia enviada em 08/02/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Hoje, na minha estação da Vila Belmiro, ocorreu a máxima das máximas: 40,5ºC, umidade relativa de somente 15%, volto a repetir e enfatizar, 15%!!! Um valor comparado ao do norte e noroeste paulista e região centro-oeste, isso em época da seca do inverno... Segundo a O.M.S. - Organização Mundial da Saúde, órgão internacional ligado à O.N.U., umidade relativa abaixo de 20% é considerada crítica ao conforto salutar humano... Na estação do amigo e colega Ederson Vieira Cardoso, no Jardim Santa Maria de Santos também, a máxima foi ainda maior: 41,4ºC, umidade relativa em 24% e índice de calor de aproximadamente 44ºC. Deixo claro, que estes dados, tanto da minha estação quanto à outra, são obtidos com sensores de precisão e instalados e abrigados com a mior precisão possível. No momento, às 22:00, temos na Vila Belmiro, os seguintes dados: 33,4ºC, umidade relativa de 43%, pressão em 1006mbar (a mínima foi de 1005mbar hoje), em queda devido à aproximação de uma frente fria, calmaria do quadrante norte, dando sensação de abafamento... Esta alta temperatura noturna, só não superou a registrada por mim na Vila Belmiro, no dia 31 de Agosto de 2005 (em pleno inverno), exatamente no mesmo horário: 34ºC.

Essas super máximas de hoje, superaram os 40ºC, por causa da persistência dos ventos secos e aquecidos de norte e noroeste até aproximadamente às 15:30. Nos dias anteriores, poderia ter sido atingido tais valores, não fosse a virada dos ventos para sul, sudoeste, sul e por vezes leste, quando é transportada um pouco mais de umidade marinha para a cidade. Muitas vezes em todos os verões de Santos, o alto aquecimento atinge até 35ºC logo às 10 horas (horário civil astronômico verdadeiro). Os ventos mais aquecidos são os de noroeste e norte. sendo que o padrão em altitude de nordeste, causa elevada temperaturas no litoral paulista e fluminense.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula