Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

SANTOS REGISTRA SUA MAIOR TEMPERATURA DESTA PRIMAVERA: 38,6ºC!

Notícia enviada em 20/11/2009
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Até meados da dácada de 1980, era comum, novembro ser um mês quente, com registros de temperaturas típicas de verão. Mas, esse padrão vem sido relativamente quebrado nos últimos anos...

O que tem se verificado é uma semana a dez dias em média, com temperaturas próximas dos 40ºC, em Santos, como foi o caso dos meses de novembro nos anos de 2002 e 2003 (inclusive neste último ano, outubro teve temperaturas também rondando a casa dos 40ºC), devido a um intenso sistema de alta pressão centrado no Atlântico na altura do litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro, que propiciava tempo muito quente e notavelmente menos quente na capital e interior de São Paulo.

Mas, ontem especialmente (19/1), até a capital paulista verificou temperaturas muito altas: Campo de Marte marcou 33,5ºC e sensação de 38ºC aproximadamente. As pessoas queixaram-se de sudorese e, portanto desconforto térmico, próxinmo do “stress” climatológico.

O motivo foi em escala global, do Evento El Niño e em escala regional, por conta de um intenso sistema de alta pressão em médios e elevados níveis atmosféricos, que manteve um padrão de circulação de ventos do quadrante nordeste, o que causou forte aquecimento em superfície e supressão do aporte de umidade oceânica e a aproximação de uma fraca frente fria que se desloca pelo oceano e deverá se afastar para alto-mar entre sexta e sábado. Esta aproximação permitiu um forte aquecimento pré-frontal com a descida das correntes de ventos secos dos quadrantes norte e noroeste, aquecidos também pela compressão adiabática devido ao transporem o desnível abrupto da Serra do Mar no litoral paulista.

Por estes fatores, registrei na minha base na Vila Belmiro em Santos, a máxima de 38,6ºC – a maior desta primavera...

O ar também esteve muito seco: apenas 19%, nível abaixo de 20%, o que é considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde! A Base aérea do Guarujá, marcou menos: somente 16%!!!!. Mesmo com o cair da noite, faziam 32,3ºC e 51% de umidade relativa do ar às 23:02 em Santos (Vila Belmiro). Mas, ventos de sudoeste sopraram a partir das 23:30 aproximadamente, por vezes com rajadas de até 45km/h, trazendo algum arrefecimento (alívio) e um pouco mais de umidade ao ar atmosférico, tanto é que no momento, às 04:58, temos 27,1ºC, 62% de umidade relativa, pressão de 1010mbar, céu nublado, boa visibilidade e ventos calmos do quadrante na Vila Belmiro, Santos.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle