Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

SENSAÇÃO TÉRMICA X TEMPERATURA DO AR 2!!!

Notícia enviada em 07/02/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Aproveito a oportunidade para acrescentar que existe de fato fórmula matemática um tanto complexa para calcular o índice de calor, que é a sensação térmica resultado da temperatura real do ar em função da umidade relativa do mesmo. Rigorosamente falando, a velocidade do vento no verão logicamente também interfere na sensação climatológica, porém na maior parte dos casos, é muito pequena, portanto o fator umidade relativa é que tem valor considerável e preponderante para o cálculo do índice de calor. O inverso se dá no inverno, mas usando o mesmo raciocínio, embora também inverno, a umidade tem seu papel, mas não relevante, assumindo importância, a velocidade do vento (windchill). O que ocorre, é que devido à complexidade da questão, tanto a fórmula do windchill (sensação térmica em função da velocidade do vento), bem como a fórmula do índice de calor, que é a sensação devido à umidade, são ambas fórmulas empíricas, ou seja, tiradas de experimentação e testes laboratoriais. Isso não só acontece na Climatologia, mas também em outros tipos de sensações fisiológicas, caso da sensação de dor em função do estímulo, regida pela lei empírica de Fechner e Weber (a sensação de dor varia com o logarítmo da estímulo). Essa lei tem aplicações no campo da acústica, onde a sensação de som medida em decibéis varia com o logarítmo da excitação, também na Astronomia, onde a luminosidade (magnitude de estrelas e astros em geral) é um fator, etc.

Concordo com alguns colegas sobre o tratamento que se dá ao tema sensação térmica, com relação à "estimativas" exageradas sem fundamentação científica e portanto, imprecisas. Mas, reitero o que comentei no meu reporte anterior "Sensação térmica x Temperatura do ar": o assunto quando tratado com precisão é muito sério, pois a pesquisa acadêmica nas áreas correlatas da Meteorologia e Climatologia, têm sem dúvidas um impacto social no cotidiano das pessoas, de forma marcante. O clima e o tempo fazem parte do nosso cotidiano. O clima desde os primórdios da Terra, muito antes da "chegada" da humanidade, por meio de mudanças juntamente com outras variáveis da evolução biológica, influenciou marcadamente a extinção de várias espécies e assim continuará, seja por mudanças sazonais e ou por infuência antrópica...

Considero altamente positivo a interdisciplinaridade atual, aproximando a Climatologia atual com a Medicina, por exemplo. A poluição do ar, as ilhas de calor, a secura do ar no inverno nas grandes cidades, têm papel importante na saúde da população urbana. O fator insolação envolvendo trabalhadores expostos ao Sol por prolongados períodos ou expostos ao frio, são coisa muita séria.

Hoje, a máxima em Santos, na minha estação da Vila Belmiro, foi de 37,3ºC. A umidade relativa mínima ficou em apenas 29%. A sensação térmica (índice de calor, calculado, foi de 40,2ºC. Estes valores foram causados pelo aquecimento pré-frontal, pois há uma frente fria desconfiguarada e bloqueada na altura do Uruguai, mais a atuação das altas pressões em superfície que inibem a formação de nuvens carregadas e às altas pressões em níveis médios e superiores, que por compressão adiabática (sem trocas de calor), como uma bomba de bicicleta, movimentam o ar em sentido descendente, causando calor intenso.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan