Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Santos - Planeta Água

Notícia enviada em 19/06/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
O dia é 19 de Junho de 2014: feriado Nacional de Corpus Christi. Uma frente fria se aproxima do estado de São Paulo e passa pela Baixada Santista no litoral centro-sul paulista a partir de ontem, dia 18 de junho, causando um breve aguaceiro acompanhado de um vendaval que não impressionou tanto pela velocidade (cerca de 55Km/h), mas sim pela rápida aceleração dos ventos, que de praticamente zero quilômetro por hora atingiu por meio de rajada, a velocidade máxima de cerca de 55Km/h. Da mesma forma que os ventos se aceleraram, os mesmos perderam velocidade muito rapidamente sendo que em apenas 8 minutos aproximadamente, tudo isto aconteceu, incluindo pancada rápida que já acumulou naquele momento (por volta de 01:45), 6 milímetros por metro quadrado.

Santos - ",Planeta Água",

Não somente Santos, mas praticamente todas as cidades da Baixada Santista, Região Metropolitana do estado paulista, (nome oficial - Costa da Mata Atlântica), possuem os maiores índices pluviométricos do Brasil, mas aqui vou focar o caso de Santos, tomando por base este ano (2014). Apesar de que Janeiro foi um mês totalmente atípico, quando acumulou-se apenas o nível de 120 milímetros de chuva por metro quadrado registrado pela minha estação pluviométrica em Santos (a média esperada para Janeiro situa-se entre 250 milímetros e 300 milímetros), a partir de fevereiro, os índices de chuva em Santos tem até superado um pouco a média.

Pluviometria de Junho em Santos

O mês atual ainda está em curso - estamos no início da segunda quinzena e o volume até o momento (18 horas do dia 19), já é de impressionantes 100,6 milímetros por metro quadrado ou 100,6 litros, que caso fossem água potável, saciaria corretamente pelos cânones oficiais, a sede de uma pessoa por cerca de quase dois meses (50 dias).

Volume de chuva das últimas 27 horas em Santos

Em apenas 27 horas, ou pouco mais de um dia, (de 01:30 do dia 18 até, hoje, às 17:30), choveu 38 milímetros em Santos), uma notável marca, considerando o relativo pequeno intervalo de tempo (27 horas)...

Santos x Cantareira

Se fossem dois times de futebol, certamente a cidade de Santos ",ganharia de goleada", do Sistema de Reservatórios Cantareira em termos de pluviosidade. É dramática esta notável diferença, haja vista a precariedade hídrica de Cantareira!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água - entidade que há 14 anos vem alertando sobre o drama do desabastecimento de água!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw