Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Santos, outra vez uma das cidades paulistas mais quentes!!!

Notícia enviada em 04/06/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
De acordo com um de meus mais recentes reportes intitulado ",VERANICO EM SANTOS E REGIÃO - SANTOS UMA DAS CIDADES MAIS QUENTES DO ESTADO, onde em outros detalhes, saliento que Santos naquela ocasião, (26 de Maio), foi uma das cidades mais quentes do estado, superando cidades do interior, como Presidente Prudente no oeste (24ºC), Bauru no centro-oeste (25ºC), Guaratinguetá no Vale do Paraíba (25ºC), Campinas no leste (24ºC) e São José do Rio Preto no noroeste (25ºC). A cidade que mais se aproximou de Santos, foi a tórrida Ribeirão Preto no norte com 28ºC!!!

E quanto às temperaturas desta madrugada (26/05), observemos agora as temperaturas em Santos (Vila Belmiro) e no estado:

- Santos: 20,9ºC

- Ribeirão Preto: 18ºC

- Campinas: 16ºC

- Bauru: 18ºC

- São José do Rio Preto: 18ºC

- São José dos Campos: 15ºC

Santos, voltou a ser neste domingo, ontem (03 de Junho), uma das cidades paulistas mais quentes do estado, com registro de máxima de 33,2ºC, na minha estação da Vila Belmiro, superando outra ves, a tórrida Ribeirão Preto no norte paulista, que bateu nos 32ºC. A umidade relativa na ocasião do registro da máxima, ficou em apenas 30%, com pressão de 1008 milibares.

Motivo(s): forte massa de ar quente e seco, atraída por um centro de baixa pressão na costa rio-grandense, em razão do aquecimento pré-frontal, haja vista que um sistema frontal já está se deslocando pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Isso acarreta a advecção de correntes de ventos do quadrante noroeste, que chegam aquecidos ao litoral, devido à compressão adiabática por conta da descida do declive abrupto da Serra do Mar. Outro motivo, é que a temperatura superficial do mar na altura da costa paulista, apresenta ligeira anomalia positiva, ou seja, está pouco acima da normal climatológica para a época do ano. Após dois anos em que o fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico, conhecido por La Niña, reinou sobra a região, ditando invernos mais rigorosos e chuvosos, caso do inverno de 2001, o mais em dez anos, a superfície marinha no quesito temperatura está em estado neutro, ou seja sem resfriamento ou aquecimento (El Niño). Por fim, podemos dizer que no outono, como as águas levam mais tempo para resfriar do que as terras continentais, Santos e região por estarem na costeira, ainda mantém certo aquecimento maior nos dias e madrugadas do que em relação a certas regiões interioranas... O diagrama enfatiza a anomalia positiva de temperatura superficial do mar na costa paulista, observem...

-

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Na política, a mentira de ontem é atacada somente para bajular a de hoje" - Jean Rostand