Enquanto isso, persiste o ",bolsão", de águas mais aquecidas na altura da costa paulista (desde o ano passado, porém com algumas oscilações entre fase neutra e aquecida), concomitantemente à atual fase neutra (ausência de El Niño e La Niña) do Oceano Pacífico Equatorial, mas com ligeiro resfriamento dessas águas, uma vez que há climatologistas apregoando um possível fraco episódio de La Niña, o qual mudaria bastante o atual padrão climatológico, por exemplo, no sul da região sul do Brasil, por exemplo, de mais chuvoso para mais seco... e isso pode não parecer significativo, mas pode causar transtornos à população.
Essa fase neutra, apesar de ter havido meses antes, prognósticos do retorno do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), causa mais imprecisões na previsão climatológica, devido à variabilidade natural ou sazonal ausente de uma fase do fenômeno ENOS!
Isso faz pensar e repensar sobre a possível mudança de comportamento atmosférico dominante, antes pelas fases quente e fria do ENOS (La Niña e El Niño), ditado pelo maior oceano da Terra (o Pacífico), agora desta feita pelo Oceano Atlântico, que é o que banha todo o litoral brasileiro.... (ver meu reporte intitulado ",El Niño pode ter hoje papel mais secundário", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=El_Nino_pode_ter_hoje_papel_mais_secundario&posic=dat_20121201-035704.inc.