Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Santos volta à registrar altas temperaturas!

Notícia enviada em 25/01/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Após um ",jejum", de praticamente duas semanas, quando o calorão de dezembro do ano passado, bateu na casa dos 40ºC (25 e 26 dezembro) em Santos, volta o forte calor na cidade e região, mas por pouco tempo, pois na verdade, a elevada temperatura de hoje em Santos (máxima de 36,6ºC), não se repetirá a partir de amanhã, pois este calorão é fruto além de outros fatores, do aquecimento pré-frontal derivado da aproximação de uma frente fria. A umidade relativa ficou em 35% no momento do registro da temperatura máxima.

Enquanto isso, persiste o ",bolsão", de águas mais aquecidas na altura da costa paulista (desde o ano passado, porém com algumas oscilações entre fase neutra e aquecida), concomitantemente à atual fase neutra (ausência de El Niño e La Niña) do Oceano Pacífico Equatorial, mas com ligeiro resfriamento dessas águas, uma vez que há climatologistas apregoando um possível fraco episódio de La Niña, o qual mudaria bastante o atual padrão climatológico, por exemplo, no sul da região sul do Brasil, por exemplo, de mais chuvoso para mais seco... e isso pode não parecer significativo, mas pode causar transtornos à população.

Essa fase neutra, apesar de ter havido meses antes, prognósticos do retorno do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), causa mais imprecisões na previsão climatológica, devido à variabilidade natural ou sazonal ausente de uma fase do fenômeno ENOS!

Isso faz pensar e repensar sobre a possível mudança de comportamento atmosférico dominante, antes pelas fases quente e fria do ENOS (La Niña e El Niño), ditado pelo maior oceano da Terra (o Pacífico), agora desta feita pelo Oceano Atlântico, que é o que banha todo o litoral brasileiro.... (ver meu reporte intitulado ",El Niño pode ter hoje papel mais secundário", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=El_Nino_pode_ter_hoje_papel_mais_secundario&posic=dat_20121201-035704.inc.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V