Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Sensação de 35ºC em Santos e na capital paulista

Notícia enviada em 19/10/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Hoje, finalmente, o calor foi intenso na Baixada Santista. O calor anômalo das últimas semanas especialmente no interior do país, não havia ",descido", a Serra do Mar, pois a brisa marinha de sudeste e leste, muito ostensiva e intensa em setembro e outubro, criou um tipo de bloqueio entre o interior e a costa. Até na cidade do Rio de Janeiro e litoral fluminense em geral, experimentaram alguns picos de calor intenso, mas não de forma constante como tem acontecido no interior. As temperaturas máximas em Santos (estação Amigos da Água), têm estado neste outubro 2014 entre os 27ºC e 30ºC nesta semana, fruto muito mais do aquecimento proporcionado pela menor inclinação dos raios solares na primavera (e portanto, com maior incidência de energia solar por metro quadrado) do que advecção (transporte) de ar quente continental, como tem acontecido no interior do país.

Mas, hoje, o calor intenso finalmente alcança o litoral paulista, devido ao aquecimento pré-frontal (calor devido à aproximação de frente fria) e a máxima em Santos ficou nos 33,2ºC em Santos (estação Amigos da Água).

Para efeito de comparação, demostrando que a sensação térmica não só depende da alta temperatura do ar, mas também do nível de umidade relativa do ar, sob máxima de 33,2ºC e umidade relativa de cerca de 40% (estação Amigos da Água), a sensação térmica em Santos nesta ocasião foi de 35ºC, aproximadamente. No Campo de Marte (capital paulista), sob temperatura de 35ºC e umidade relativa de 23%, a sensação térmica também foi de 35ºC, ou seja, Santos, mesmo sob temperatura menor, mas sob maior índice de umidade relativa do ar (estação Amigos da Água), teve a mesma sensação de calor que no Campo de Marte, na capital do estado....

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Rodolfo Bonafim enviou 940 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A melhor política consiste em dizer a verdade, a menos que a pessoa tenha uma habilidade excepcional para mentir" - Jerome K. Jerome