Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Sensação térmica x conforto térmico em casa!

Notícia enviada em 01/01/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Não devemos tão-somente focar a questão da sensação térmica (índice de calor) no ambiente externo, isto é, relacionar a temperatura real do ar à sombra, medido sob os cânones da Organização Meteorológica Mundial, com a umidade relativa do ar (também externo), mas também sensibilizarmo-nos com a questão do conforto térmico ou climatológico no interior das residências.

Por exemplo, de acordo com meus estudos e medições, num dia típico de verão em Santos, numa residência típica média, a temperatura interna do ar pode atingir 32ºC e geralmente a umidade relativa do ar interna pode tranquiliamente alcançar a casa dos 70%. Sendo assim, com essa combinação de temperatura e umidade, a sensação térmica seria de impressionantes 40,6ºC!!!

E olhem que a umidade relativa interna pode atingir até os 85% e aí, a sensação térmica seria consideravelmente maior. Ressalto que essas medições tem por base, o não-uso de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado!

Mesmo com ventiladores convencionais dotados de potência média comercial, ligados sem interrupções, a temperatura interna do ar baixaria numa média de 2ºC apenas. Sendo assim, no exemplo acima, a temperatura de 32ºC passaria para cerca de 30ºC, mas a umidade relativa permaneceria, na média, praticamente a mesma: 70%. E aí, essa combinação temperatura-umidade proporcionaria ainda assim, 35,2ºC, saliento, no interior de uma residência típica, sob um dia típico de verão em Santos!

Então, o único meio de vencer esse calor do tipo opressivo do verão santista, é o uso de aparelhos de ar condicionado!

Se usarmos um aparelho médio comercial, dependendo é claro, de sua potência e das dimensões do ambiente que seria instalado, a temperatura poderia atingir agradáveis e confortáveis 26ºC. Sabendo que o ar condicionado reduz a umidade relativa do ar, por exemplo, de 70% para 50%, aproximadamente, a sensação térmica seria praticamente a mesma: apenas quatro décimos a mais: 26,4ºC. E se a umidade se reduzisse para apenas 40%, mantendo a temperatura interna ambiente do ar nos 26ºC, teríamos uma minúscula, porém, mensurável redução na sensação térmica: 25,9ºC!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês