Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Super Lua Cheia amahã, não percam!!!

Notícia enviada em 04/05/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A Lua cheia tem por vezes, reputação de trazer problemas... Ela eleva as marés mais altas (marés de sizígia), como ocorre nas situações onde Terra, Lua e Sol estão alinhados e há a presença de fortes ventos de um ciclone extratropical, podendo romper as muretas da orla do Bairro Ponta da Praia em Santos. No imaginário popular, noites de Lua cheia, era ocasião de homens se transformarem em lobisomens, pessoas enlouquecendo, maior incidência de crimes, etc. Mas, a Lua cheia traz também boas novas. Segundo alguns estudiosos, na Lua cheia, cortar o cabelo é um bom negócio, bebês podem nascer em maior número e o ciclo menstrual feminino, pode ser efeito da atração gravitacional lunar sobre os líquidos do corpo da mulher, embora estes estudos ainda carecem de confirmação científica... Inclusive, o termo lunático, indica insanidade a partir do termo em latim...

Casos de boa ou má sorte ou bons ou maus acontecimentos à parte, o fato concreto é que amanhã, dia 05 de Maio, sábado, a partir do final da tarde, terá lugar o fenômeno da Lua ",Super Cheia", ou ",Supermoon",. Ela estará 14% maior e 30% mais brilhante do que outras Luas cheias deste ano!

O termo científico mesmo para este fenômeno é ",Lua do Perigeu",. Sim, não é nenhum fenômeno sobrenatural. A explicação é que a Lua varia em tamanho, por conta da forma oval da sua órbita (não circular). A Lua segue uma rota de forma elíptica (espécie de oval achatada), ao redor da Terra, com um lado, chamado perigeu, aproximadamente 50 mil quilômetros mais próxima do que o outro lado, chamado apogeu. Então, amanhã, dia 05, será uma Lua Cheia especial, pois desta vez coincide de este astro estar passando pelo perigeu, ou seja, o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra, por isso ela estará maior em tamanho e brilho!

É verdade que nessa ocasião, as marés tendem a ficar mais altas, mas não há motivo para preocupações, pois no caso da Baixada Santista, não vai haver aproximação de sistemas meteorológicos importantes, tais como ciclones extratropicais, a ponto da sinergia (somatória) de eventos ocorrer. No caso, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica - NOAA, espécie de NASA da Climatologia e Oceanografia, na maior parte dos casos, a gravidade lunar no perigeu, ",puxa", as marés apenas alguns poucos centímetros de elevação do que o normal. A geografia local pode até amplificar o efeito aproximadamentew 15 centímetros, o que não dá para se falar em inundações, claro!!!

Bem, explicações à parte, agora só me resta convidar a todos para contemplar esta Lua Cheia Grande. O espetáculo da ",Lua Cheia Normal",, já é belo, imaginem desta vez, amanhã.

Para quem for acompanhar este evento celeste, a Lua cheia na Baixada Santista e capital paulista, estará surgindo no horizonte pelos lados do leste, por volta das 17 horas e 13 minutos. Aí, é só curtir...

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina