Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Temperaturas estagnadas na Baixada Santista

Notícia enviada em 22/07/2016
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Já vínhamos falando sobre as perspectivas para este mês de jullho que não seriam nada animadoras em termos de dias ensolarados e de temperaturas agradáveis, por ocasião de uma sequência de vários dias com névoa ou nevoeiro. Eis as principais razões: temperatura superficial do oceano Atlântico na altura da costa paulista até próximo de Ilhabela, abaixo da normal climatológica para a época, por conta do resfriamento progressivo do mar por sucessivas passagens de massas polares e fase neutra da temperatura superficial (na média) do Oceano Pacífico Equatorial, devido à dissipação do fenômeno El Niño. Poderíamos ainda citar em nível especulativo, um possível processo de regelo em parte do continente antártico. Com isso, uma região superúmida como a Baixada Santista, fica sujeita à estagnação das temperaturas. Exemplo: ventos úmidos que sopram do mar para a costa (circulação marítima), formam muita nebulosidade baixa ou névoas e nevoeiros durante o dia, com pouca ou nenhuma insolação. Resultado: temperaturas máximas dificilmente ultrapassam a faixa entre 18ºC e 21ºC em média, conforme o local da região e as temperaturas mínimas por sua vez, pouco descem devido ao excesso de nebulosidade às noites, conferindo mínimas na faixa entre os 14ºC e 17ºC, também conforme o local da região. Consequências deste tempo: proliferação de ácaros e fungos, por conta da umidade e a nossa ",deficiência", em arejar quartos e salas das residências, (pouco se abrem janelas por causa do frio) e aumento da sensação térmica de frio em função da umidade alta no ar!

Rodolfo Bonafim enviou 938 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles