Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Tempo abafado em Santos

Notícia enviada em 08/12/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Após o episódio ",Santos 40,2 graus Celsius",, (ver matéria em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Santos_40_graus_Celsius&posic=dat_20131205-142021.inc), ocorrido no dia 5 deste mês de dezembro de 2012, uma ",mescla", de sistemas meteorológicos passam pela Baixada Santista: áreas de alta e baixa pressão, respectivamente nos níveis mais baixos e nos níveis mais altos, permitindo que as condições de tempo sejam variáveis, aliás típicas da transição primavera-verão. Em relação ao forte calor daquele dia, nem resquícios...

As temperaturas máximas não tem ultrapassado a casa dos 30ºC em Santos (minha estação) entre esta sexta-feira (06/12) e sábado (07/12), embora que, a umidade relativa do ar elevada e a precária circulação da brisa marinha, leve a sensação de tempo abafado!

Mas, observando os mapas sinóticos e imagens de satélites, bem como modelos de previsão, a tendência aponta no sentido de se estabelecer uma crista de alta pressão a partir do sistema climático conhecido como ",Alta da Bolívia",, extensa faixa de circulação anticiclônica nos níveis mais altos da atmosfera da parte central da América do Sul, sendo que a posição do centro e a configuração deste anticiclone modifica-se ao longo da estação mais quente do ano.

Note-se que a transição do anticiclone pós-frontal (na retaguarda do último sistema frontal, pós ",Santos 40,2ºC), para ser embebido pelo sistema conhecido por Alta subtropical Atlântica (sistema climático semi-permanente relativamente próximo à costa da Região Sudeste, com posicionamento variável ao longo do ano), não deverá nos afetar significativamente, pois a posição deste sistema está muito a leste dos litorais paulista e fluminense, fazendo a Alta da Bolívia ganhar ",força",.

Saliento ainda que esta crista de alta pressão onde começa a subsidência (movimento de ar descendente) e, portanto, dissipação das nuvens, deverá ser de fraca intensidade, devido à lenta dissipação de nuvens. Conclusão: sob a ",regência", da Alta da Bolívia, ainda teremos nos próximos dias, instabilidades ocasionais, na forma de céu com razoável cobertura de nuvens em parte dos dias, embora neste domingo, hoje, dia 08 de dezembro de 2013, deveremos ter céu com menos nuvens e mais Sol!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Democracia é a procura de soluções aproximadas para problemas insolúveis" - Reinhold Niebuhr