Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Tempo ameno só no litoral paulista

Notícia enviada em 25/08/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Confirma-se o que eu havia previsto no reporte anterior (",Garoa em Santos", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Garoa_em_Santos&posic=dat_20130825-045634.inc): a massa de ar quente e seca tropical do continente não está estruturada como nos anteriores (pelo menos até o momento), o que está permitindo o bloqueio somente parcial das frentes frias, como a que está ondulando semi-estacionária sobre o Paraná (mas que de acordo com diversos modelos de prognósticos, concordantes entre si, avançará para mais ao norte, atingindo o estado paulista nesta segunda-feira, 26 de agosto.

Por ora, desde ontem, o que se observa e é digno de nota, é o fato de ter havido advecção (transporte) de ar úmido da frente fria pelo oceano, infiltrando-se na costa paulista, propiciando o fenômeno do ENTRECHOQUE (encontro de duas massas de ar: uma quente e seca do continente e outra úmida e fria do oceano), mesmo com a atuação relativamente discreta da massa de ar quente e seca continental, como foi comentado acima. No entanto, devido à infiltração marinha, ventos mais ostensivos de sudeste tocando a superfície marinha mais fria nesta época do ano, ao encontrarem a massa de ar continental, desencadearam intensa condensação, traduzida desde ontem, em céu encoberto, com ocorrência de garoa esparsa na Baixada Santista.

As máximas não passaram dos 20,5ºC na minha estação ambiental em Santos, ontem, sábado, dia 24 de agosto, enquanto na Base Aérea do Guarujá (Distrito de Vicente de Carvalho), a máxima foi ainda menor: apenas 19ºC!

Hoje, domingo, dia 25 de agosto, a situação foi bem semelhante: Santos, com céu encoberto e máxima de 20,6ºC e a Base Aérea, mantendo a máxima de 19ºC, portanto temperaturas estagnadas e umidade relativa nestes dois dias muito alta (bem além do limite máximo do conforto humano climatológico de 70%): entre 82% e 88% nas duas cidades.

Enquanto isso, pasmem: a capital paulista, teve máxima em Congonhas, ontem, de 27ºC, praticamente sete graus mais que Santos e hoje, a discrepância climática foi ainda maior: máxima de 30ºC, também em Congonhas, quase dez graus mais que Santos, hoje!!!!

Contrastando com o ar excessivamente úmido litorâneo, a umidade relativa na capital teve índice mínimo de apenas 23% (estado de atenção).

Mas, quanto as temperaturas mínimas, Congonhas ficou com 16ºC, enquanto Santos, 18,7ºC, pois a proximidade do mar e a umidade alta não permitem que a mínima seja muito baixa, fazendo com que a amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima) seja muito pequena no litoral!

Imagem anexa: carta sinótica de 12 horas Z (Zulu), ou 9 horas de Brasília, que mostra a frente fria ainda ondulando semi-estacionária sobre o Paraná, confirmando que o tempo encoberto entre este sábado e domingo na Baixada Santista, foi produto da infiltração úmida marinha em confronto com a massa quente e seca continental, portanto, ação indireta da frente fria!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle