Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Tempo seco em Santos como no interior!

Notícia enviada em 04/07/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Mas, não é somente aquele tempo seco do interior, com dias ensolarados e quse nenhuma nuvem no céu, começando e terminando com alvoradas e crepúsculos de ",tirar o fôlego", - mas também temperaturas já por três dias consecutivos, na casa dos 30ºC (máximas) e mínimas que não baixam além dos 20ºC na estação da Vila Belmiro em Santos. A umidade relativa do ar tem estado também baixa: no intervalo entre os 38% e 45%, valores não tão nocivos, porém, para aqueles que já têm problemas de asma, rinite ou bronquite, é bom ter cuidado, bem como crianças e pessoal da terceira idade!!

Espetacular, intensa e extensa massa de alta pressão (limite oeste da Alta Subtropical do Atlântico), mantém boas condições de tempo na região sudeste. Tal massa de ar aquecido e seco bloqueia e/ou desvia sistemas frontais oriundos do sul.

Até as previsões oficiais tiveram uma ",quebra",, pois previa-se no final da semana passada, o avanço e a chegada de uma frente fria ao litoral paulista até quarta-feira (amanhã, dia 04 de Julho), porém a frente fria ainda está para atingir o extremo sul do Rio Grande do Sul. Seu lento deslocamento só fará com que atinja a Baixada Santista, entre sábado e domingo próximos, mesmo assim , poderá ser de fraca intensidade....

Toda a coluna da atmosfera está sob o domínio da citada massa de ar. Mas, enquanto na região de Santos, tanto as máximas quanto as mínimas estão elevadas, não se pode dizer o mesmo com relação à capital, Grande S. Paulo, Vale do Paraíba e região de Campinas, pois sob ar seco, céu sem cobertura de nuvens e a altitude do planalto nessas regiões, permitem com que o calor do dia se perca com eficiência para o espaço, gerando temperaturas mínimas até inferiores aos 15ºC e com umidade da madrugada, certa formação de nevoeiro/névoa, pelo amanhecer.

Tal situação não ocorre em Santos e região, pois as mínimas em Santos, não estão descendo abaixo da casa dos 20ºC nos últimos cinco dias. Santos, tem sido uma das cidades mais quentes do estado paulista, batendo até ligeiramente a tórrida Ribeirão Preto,, que ficou nos 30ºC e Santos, ontem, 03 de Julho, com 31,2ºC. Campinas ficou com agradáveis 26ºC (Viracopos), Presidente Prudente no este, com 29ºC, Guaratinguetá no Vale do Paraíba, com 27ºC. Bauru, com 28ºC e São José do Rio Preto, com 28ºC.

Agora, são 01:18, temperatura de 21,3ºC, umidade relativa de 76%, pressão em 1017 milibares, céu aberto, embora com formação de leve bruma, o que garantiria observação regular de planetas (por que também há pouca turbulência), mas objetos de brilho difuso, tais como nebulosas e cometas, esta observação específica está prejudicada, mesmo por que, ainda que o céu estivesse com boa transparência, a presença da Lua na fase cheia, ofusca tal empreitada. Para fins de comparação, no mesmo momento, na capital (Congonhas), 18ºC, Taubaté, no Vale do Paraíba, apenas 14ºC, Campinas, 15ºC, Ribeirão Preto, 18ºC e Presidente Prudente, 19ºC.

Saliento que esta poderosa massa de ar sob o Atlântico, influencia mais o litoral do que o interior!

Somente a título de ilustração, céus límpidos (com boa ou ótima transparência), garantem tanto a boa observação de objetos difusos e planetas (de brilho pontual), mas não basta o quesito transparência no caso de planetas, pois se houver razoável turbulência (que pode se ocasionada por correntes e jatos de ventos), as formas de disco dos planetas, podem se contorcer sobre as oculares dos telescópios, à semelhança dos movimentos de amebas sob lâminas de microscópios!!!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson