Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Tendências para o outono 2014

Notícia enviada em 19/03/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Logicamente pela crescente inclinação dos raios solares com o equinócio* de outono no hemisfério sul, a quantidade de energia solar que incide no solo por metro quadrado, vai gradativamente caindo até o início do inverno.

Isso acarreta em perturbações atmosféricas, onde a permissividade de entrada de ar mais refrigerado é maior, especialmente nos níveis mais baixos da atmosfera, como é o caso do outono. A verdadeira razão de haver estações do ano, é o fato de a inclinação do eixo terrestre ser de 23,5º e este valor é o responsável por haverem 4 estações ao ano.

Inclusive, a palavra clima literalmente significa inclinação. O outono deste 2014, será iniciado amanhã, dia 20, às 13:57, data regida pela posição da Terra no céu em relação ao Sol conhecida por equinócio, que significa dias e noites iguais, uma vez que no seu ponto exato, o outono é marcado pela duração exata do dia e da noite.

Ocorre que quanto mais nos aproximamos do inverno, os raios solares vão se inclinando mais e mais – isto acarreta no aumento do comprimento da projeção das sombras no solo. Por exemplo, se medirmos o tamanho da nossa sombra no início do verão em dado horário e medirmos a mesma no início do outono no mesmo horário, constataremos que no verão a sombra é consideravelmente menor do que no outono. Isto pode fazer com que pessoas mesmo sem nenhum conhecimento de Astronomia ou Climatologia, mas com muita sensibilidade, percebam “algo diferente” no ar. Algumas pessoas já me contaram que a partir do outono, mesmo num dia totalmente ensolarado, paira um “clima” nostálgico, em oposição a um dia ensolarado de verão, segundo eles, mais alegre e “extrovertido”. E você o que acha? Teria fundamento esta comparação de sensibilidade subjetiva, inclusive, concordaria com o argumento científico objetivo? Que tal você que não percebeu isto, de a partir de amanhã começar a acompanhar a fim de tirar suas próprias conclusões?

Informo ainda que no litoral, a boa quantidade de dias ensolarados, quase sem nuvens, de clima mais estável do que o verão de um outono típico, é excelente para fotografias de paisagens ou temas urbanos, pois os edifícios da orla por serem normalmente claros, proporcionam um “brilho” interessante, devido ao alto grau de reflexão. Inclusive, a cidade de Natal no Rio Grande do Norte, pela sua posição geográfica, recebe grande insolação no decorrer do ano e devido as suas famosas dunas a faz a maior consumidora de óculos escuros do país!!! do início do outono,

Geralmente, as datas de início e término das estações do ano, não coincidem, quando o assunto é ESTAÇÃO ASTRONÔMICA E ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA. Por exemplo, o outono deste ano, inicia-se em 20 de Março, (data astronômica), como já foi comentado., mas as temperaturas no início nem sempre são condizentes com o início do outono, pois o calor continuará segundo alguns modelos de prognósticos até este final de semana, e as pancadas de chuvas mais generalizadas só ocorrerão a partir da semana próxima, entre os dias 25 e 26 de março! Entretanto, outro modelo já prevê pancadas de chuvas para este final de semana. O que fica aqui é a continuidade do calor, (embora menos intenso do que o verão) para este final de março e início de Abril. Quanto às chuvas, deverão estar dentro da média para o mês de março (probabilidade maior) na Baixada Santista. Embora, a probabilidade seja menor, a média poderá ultrapassar até a média em Santos e região.... Lembro que até o momento deste reporte (19 de março de 2014), o índice pluviométrico registrado pela minha estação é de 126 milímetros por metro quadrado, porém, um índice de entre 250 milímetros e 300 milímetros em Santos, em março, está na média ainda....

Em nossa região, por ser litoral, as águas do mar ainda ficam relativamente aquecidas por um bom tempo, o que acarreta em máximas e mínimas maiores do que as da capital e até de algumas regiões do interior do nosso estado, como a região de Campinas... Ocorre nesse caso, praticamente o mesmo mecanismo que observamos quando vamos à praia: por volta das 11 da manhã, em um dia típico do verão, a areia já está tórrida, enquanto a água do mar se encontra ainda um tanto fria... Se voltássemos no final da tarde do mesmo dia, observaríamos o oposto: areia bem mais fria e água do mar relativamente aquecida. A sugestão, é pois, reportar, fatos curiosos. O mecanismo de formação das brisas marinhas e continentais, é semelhante - mais uma vez a FÍSICA EXPLICA. A brisa marinha, por vezes intensa, que pode dissipar tempestades elétricas na nossa região, pode em certos casos, chocar-se violentamente com massas de ar continentais e provocar fortes temporais, como foi o caso da inesquecível tempestade intensa acompanhada de ventos de até 90Km/h e granizo (raro por aqui) em janeiro do ano de 2009, onde 100 árvores foram derrubadas em Santos....

Tendência climática do outono em 2014 para a Baixada Santista!

A tendência climática para o outono 2014, é de um mês de abril ainda relativamente quente (elevadas temperaturas na casa dos 30ºC e até um pouco mais e madrugadas com mínimas podendo descer à casa dos 19ºC na Baixada Santista, norte (região de Ribeirão Preto), noroeste (Região de São José do Rio Preto) e centro (Araraquara e região) e à casa dos 17ºC na capital e Grande São Paulo e Vale do Paraíba (São José dos Campos).

Mas, saliento que pode haver variações observadas pelos modelos de previsão climática, pois existe o fator variabilidade climática (todas as variações de tempo ",permitidas", dentro de um período de 30 anos que caracterizam o clima de uma região) e o fator mudanças climáticas, sejam elas globais e ou locais, como as ",ilhas de calor urbanas",, proporcionadas pelo índice de edificações e asfaltamento e a impermeabilização do solo, que propicia alagamentos da vias públicas....

Ilustração anexa: variação do comprimento da sombra de uma pessoa conforme a inclinação dos raios solares, desde a linha do equador até os polos.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw