Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Trilhas de condensação: mais um fator para aquecer o planeta????

Notícia enviada em 06/05/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Trilhas de condensação (jet contrails em inglês), já as havia comentado no reporte “Previsão do tempo para observação astronômica”. Ela é criada pelos tubos exaustores de jatos viajando pela sua área. È comum a temperatura a temperatura do ar acima de 9000 metros estar à uns – 40ºC ou - 50ºC, dependendo da situação sinótica ou da latitude do local. Os motores do jato operando àquela altitude estão produzindo a descarga muito mais quente do que o ar ao redor. Sendo assim, a umidade na descarga resfria-se rapidamente e se condensa, resultando numa fina nuvem de cristais de gelo, semelhante a uma nuvem natural de elevada altitude chamada cirros. No caso da nuvem artificial, é conhecida como trilha de condensação... Uma trilha muito longa, indica umidade alta no ar, o que pode prenunciar uma frente fria ou quente se aproximando e que pode estragar uma noitada de observação astronomica.

Alem do belo espetáculo que as trilhas de condensação trazem, estima-se que as emissões de gases do escapamento de aeronaves sejam causadoras por dois por cento de todo o dióxido de carbono (CO2) que a humanidade lanca na atmosfera. Parece pouco, mas talvez seu impacto ambiental seja mais grave do que o provocado por emissões de gases ocorridas na superfície, uma vez que elas são liberadas diretamente nas altas camadas da troposfera... Entretanto, o maior efeito sobre o aquecimento atmosferico, segundo estudos, provem das nuvens artificiais (trilhas de condensação) criadas pelos voos das aeronaves.

Justamente, as nuvens mais ralas como aquelas de elevada altitude, como as cirros, cirros-estratos e cirros-cumulos (formadas por cristais de gelo), são as que permitem maior transito de calor para a superfície. E as jet contrails são nuvens do tipo de elevada altitude também, de consistência semelhante as nuvens naturais... Entrementes, as nuvens espessas fazem o papel de refletir boa parte do calor de volta ao espaço, arrefecendo, por outro lado a superfície terrestre.

Ressalto que no dia 04 de Junho deste, varias formações de trilhas de condensação, a principio ate confundiram de certa forma observadores experientes com formações de nuvens cirriformes comuns, somente mais tarde atraves de imagem de satélite em alta resolução da tarde, fez concluir que eram mesmo trilhas de condensacao, fato também atestado por fotógrafos que flagaram antes aviões emitindo as faixas congelantes. Tal evento so teve similaridade em com várias trilhas de condensação deixadas por aviões,enfeitaram o entardecer em Porto Alergre, fato ocorrido ainda mais intensamente em Junho de 2010, também no Rio Grande do Sul.

Sabe-se que as trilhas perduram mais tempo no céu ou seus rastros são mais extensos, conforme maior oferta de umidade na elevadas altitudes (no caso de aviões, altitude de cruzeiro). Isso pode indicar que um sistema meteorológico pode estar avançando para a regiao em questao. Jet contrails em regiões de forte trafego aéreo pode aumentar a nebulosidade, alterando de de certa forma as condições de tempo local e com efeitos possíveis no aquecimento do planeta...

Há por outro lado, certas idéias ( quem sabe, conspiracionistas) em torno de que grandes, muitas e extensas trilhas avistadas ao mesmo tempo podem ser experimentos na verdade de trilhas químicas que seriam parte de tecnicas para tentar limitar a quantidade de luz solar que o planeta recebe com o objetivo de diminuir o aquecimento global. Tais trilhas químicas seriam feitas de cristais de óxido de alumínio, bário e enxofre que, segundo alguns cientistas, bloqueiam e refletem a luz solar com o objetivo de diminuir a temperatura do planeta. O problema com estas trilhas é que, inevitavelmente, esses componentes químicos poderiam causar graves problemas respiratórios e outras complicações na saude publica...

Envio uma foto que fiz de uma trilha de condensação.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Por que, ó insensatos, fazer besteiras fora da lei ? Há tanto jeito de fazê-las dentro !" - Carlos Dossi