Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Uma imagem do poder da onda de frio 2013

Notícia enviada em 23/07/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Analisando vários modelos numéricos de previsão, o americano GFS, aponta um maior rigor da massa de ar polar, colocando pressão de mais 6 (seis) milibares. Mas, o modelo europeu (ECMWF), aceito pela maioria dos profissionais das ciências atmosféricas, sinaliza rigor de frio com menor intensidade em relação ao modelo GFS.

Saliento, que modelos de prognósticos superior a três dias, podem sofrer alterações e inclusive, até significativas!

Com base nisso, modelo GFS que indica maior rigor, prognosticava temperaturas mínimas inferiores a 5ºC no litoral sul paulista (Itanhaém e Peruíbe), isso por que a massa de ar frio atinge com maior ou menor intensidade os vários locais de sua abrangência. Inclusive para a Baixada Santista, a Base Aérea de Santos, que na verdade situa-se no Distrito de Vicente de Carvalho no Guarujá, poderia segundo este modelo americano, mínima de 6ºC na terça-feira no início da manhã...

Deixo claro, que a mídia especialmente a paulistana e até alguns institutos de previsão oficial, ainda confundem Santos com a Base Aérea. Ora, Santos tem uma área urbana extremamente congestionada por edificações que somada à altíssima impermeabilização do solo (basta ver imagem de satélite de Santos para ver como a cidade parece ",engessada",, exceto áreas de morros ainda não explorados por moradias clandestinas e pela especulação imobilária), possui ",ilhas de calor",, onde essas previsões de mínimas podem até ocorrer, mas com baixa probabilidade - na realidade, tais previsões focam a Base Aérea, essa sim, local descampado de extensa área verde preservada pela Aeronáutica, onde mínimas de 6ºC, podem mesmo ser registradas!!!

Fora isso, os altos dos morros de Santos, mais ainda os do Guarujá, por serem muito pouco habitados (Serra do Guararu), Morro do Xixová (ponto mais alto da Baixada Santista) na divisa São Vicente-Praia Grande, também podem exibir mínimas muito baixas. Porém, como já disse acima - os prognósticos podem mudar até bastante para mais de três dias e, considerando que a Baixada Santista é local difícil de previsão climatológica, devido as suas peculiares características geográficas e de alta urbanização, aponto que tais mínimas muito baixas só podem ocorrer sob céu límpido (sem nuvens), quando a perda de calor diurna é acentuada, nas madrugadas. Tal situação mudou considerando minha análise das últimas rodadas de diversos modelos numéricos. A maior parte está indicando dias com muita nebulosidade e chuvas até quinta-feira (25 de julho), portanto, sob céu encoberto, as temperaturas máximas é que podem ser as mais baixas do ano, podendo não ultrapassar os 18ºC em Santos, na minha estação da Vila Belmiro entre terça e quarta-feira!

Abaixo, carta sinótica de superfície feita a partir de imagem de satélite das 9 horas da manhã de 22 de julho (hoje). Notem na parte esquerda inferior da América do Sul, a massa de alta pressão com 1042 milibares se expandindo com pulsos crescentes acima dela! Ressalto que é uma alta pressão muito elevada mesmo para esta época do ano.

Hoje, a máxima na minha estação da Vila Belmiro foi baixa e quebrando previsões oficiais (como é típico do microclima santista), foi registrada há pouco (19:16), com 19,3ºC, ou seja, durante todo o dia as temperaturas foram mais baixas até o início da noite, logo, a temperatura subiu quando o mais provável seria diminuir!!! Atento que até agora esta é a mais baixa temperatura máxima do ano, mas com a progressiva penetração da massa polar, deveremos quebrar este recorde a partir de amanhã (23 de junho) A mais baixa máxima do ano antes de hoje, 22 de julho ocorreu em 01 de julho, com 19,8ºC!!

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água (especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V