Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Veranico em Santos!!!

Notícia enviada em 01/07/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Seguem as boas condições de tempo no litoral paulista. Os dias estavam ",mornos", e as noites, ",frescas",, traduzindo em termos científicos: máximas em torno dos 25ºC e mínimas não inferiores aos 18ºC em Santos, situação que não configurava ainda um ",veranico",, até anteontem, mas sim, um tipo de inverno com jeito de outono!

Já havia comentado em outros reportes anteriores, que as temperaturas superficiais do Atlântico na costa paulista, estão ligeiramente acima da normal (ligeira anomalia positiva) e assinalo ainda que o fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial já começa a dar sinais de desenvolvimento ao longo da metade final deste inverno (trimestre julho, agosto e setembro).

O sistema conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul está bem configurado sobre a costa da região sudeste, fazendo uma espécie de bloqueio atmosférico a uma frente fria que se encontra estacionária ontem sobre o Uruguai e hoje sobre o sul do estado gaúcho. Tal frente até se desloca, porém muito lentamente. Enquanto isso, a troposfera, camada da atmosfera, palco dos fenômenos meteorológicos e climáticos, vai se aquecendo e perdendo umidade, desde os níveis mais altos até a superfície, garantindo assim, dias de bom tempo pelo menos até o final da quarta-feira próxima (dia 04 de junho) no litoral paulista....

Na imagem anexa, temos nuvens altas formadas por cristais de gelo, que tem sido comuns pelo menos até 28/06 nos céus de Santos, devido à aproximação de uma frente fria afastada da costa no domingo passado e desde quarta-feira até ontem, em razão da presença do Jato Subtropical, que consiste em ventos fortes em altitude, este sim, típico desta época e da transição do ar mais refrigerado para o tropical, fruto agora do sistema dominante que é a Alta Subtropical do Atlântico, cujo centro tem 1028 milibares de pressão. A partir de 29/06, pelas razões expostas, as nuvens altas não surgirão - pelo contrário poucas nuvens de quaisquer tipos Em Santos, no momento (10:30) da sexta-feira, (29/06), tínhamos alta pressão em 1019 milibares de pressão do ar. No sábado, máxima de 28,3ºC e mínima de 19,8ºC. Já neste domingo, máxima em 30,4ºC e mínima de 20,1ºC, configurando um veranico autêntico!

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quando se procura muito o jeito de se fazer temer, sempre se encontra primeiro o de se fazer odiar" - Motesquieu