Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Imensa discrepância climática entre o litoral e o interior paulista!!!

Notícia enviada em 12/08/2010
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Em Santos e região, ainda tendo clima tropical de transição, nestes dez primeiros dias de agosto, mesmo com ligeiros períodos de melhoria, o índice pluviométrico bateu nos 152 milímetros, ou seja, mais da metade do índice de julho deste ano (207 milímetros, que já foi bastante elevado) e olhem que agosto apenas começou...Esses dados foram coletados pelo pluviômetro da minha estação do Bairro Vila Belmiro, Santos.

Então, essa chuva excessiva e quase contínua, aliada por vezes com rajadas de vento sudeste que atraíram muita umidade marinha, criaram um tipo de clima desconfortável, sobretudo aos santistas, pouco acostumados a situações de frio prolongado, embora a mínima das mínimas da semana passada não tenha sido tão baixa relativamente falando: 15,7ºC na madrugada do dia 05/08... Por outro lado, devido ao tempo encoberto e chuvoso, a menor máxima de agosto e deste ano, ficou em apenas 18,5ºC no dia 04/08 (quarta-feira). Em julho passado, o bloqueio da massa de ar quente e seco, fez com que no litoral desde o sul até o norte, incluindo a Baixada Santista tivéssemos razoável quantidade de dias ensolarados, baixa umidade e até picos de temperaturas atingindo a casa dos 34ºC! Mas, agora com o bloqueio da massa de ar quente e seco na altura do litoral fluminense, a situação é outra: enquanto várias regiões do estado de São Paulo, como as de Ribeirão Preto no norte, Franca no nordeste, São José do Rio Preto no noroeste e de Presidente Prudente no oeste, tem sofrido com o tempo relativamente quente e seco, com destaque para Franca que enfrenta uma seca severa, a capital, a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o litoral desde o sul até o norte, incluindo claro, a Baixada Santista, têm experimentado vários dias de frio úmido e chuvoso, onde a umidade relativa do ar tem girado na casa dos 95%, justamente o oposto do interior, que conta com apenas de 20 a 25%.... São Carlos, no centro do estado, enfrenta vários focos de incêndio! Quiçá, com a chegada de outra frente fria mais outra poderosa massa de ar frio entre esta sexta-feira e o sábado, esta situação desarmônica entre regiões relativamente próximas possa até se equilibrar entre o litoral e o interior...

Rodolfo Bonafim

Diretor científico da ONG Amigos da Água (www.amigosdaagua.org.br)

amigos@amigosdaagua.org.br

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A maoiria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas ações" - Montesquieu