Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Ação chama a atenção para a necessidade do uso consciente da água!

Notícia enviada em 25/01/2013
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
Uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água foi lançada neste domingo pela Ong Amigos da Água, durante missa realizada na Catedral de Santos, litoral paulista (Costa da Mata Atlântica), no dia 20 de janeiro do corrente, domingo passado.

“Segundo a Organização das Nações Unidas, a consciência deve ser global e as ações, locais. É isso que estamos tentando fazer há trez anos, desde a criação da Amigos da Água”, comenta o vice-presidente e diretor científico da Ong, Rodolfo Bonafim.

Professor e especialista em água, Bonafim integra a entidade fundada por Miguel Escandon. Segundo ele, o assunto é tão grave que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2013 como o ano internacional de cooperação pela manutenção da água para consumo humano e alimentação de seres vivos e plantas.

Ainda segundo a ONU, o volume de água disponível no mundo por habitante caiu 40% apenas nos últimos 30 anos e, mesmo no século 21, 1/3 da população não tem acesso direto à água potável. Em 2020, a Terra terá 8 bilhões de habitantes e quase metade não terá acesso à água potável.

A entidade fundada por Miguel Escandon, ex-ilustrador e fotógrafo de peças anatômicas da Faculdade de Medicina de Santos, nasceu quando Escandon em determinado dia de trabalho se deparou com um cálculo renal de dimensões gigantescas, e que com sua alta sensibilidade, colocou-se na “pele” da vítima, afinal a dor renal é uma das mais intensas que o corpo humano pode sofrer... Escandon assim, foi arregimentando pessoas que estivessem em sintonia com o drama renal, decorrente de disfunções metabólicas, muitas vezes causada pela falta do salutar hábito de tomar ao menos oito copos de água por dia de boa qualidade...

Preservar a água e manter a qualidade para consumo passaram a ser a causa de vida de Escandon. A finalidade é promover a conscientização de que a água é um bem finito, patrimônio da humanidade e direito de todo ser humano.

A ONG está empenhada em transformar o episódio em exemplo de convencimento. Vem solicitando em seu site www.amigosdaagua.org.br que doentes renais façam a doação de cálculos renais que expeliram ou extraíram para, com essas pedras, ser feita a estátua de um homem em tamanho natural. O monumento será mais um símbolo da luta da ONG pela preservação da água.

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se tivéssemos de aturar dos outros tanto quanto nos permitimos a nós mesmos, a vida seria insuportável" - Georges Couteline