Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Alta umidade eleva a sensação de frio

Notícia enviada em 29/07/2014
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A umidade relativa do ar na Baixada Santista é normalmente alta. Mas, quando há o ingresso de frentes frias na região, a coisas podem piorar um pouco...

Desde a entrada de uma nova frente fria na sexta-feira, dia 25 de julho de 2014, os níveis de umidade relativa do ar em Santos, capital da Região Metropolitana da Baixada Santista (Costa da Mata Atlântica), tem alcançado com facilidade a casa dos 90% e por vezes mais, devido ao céu encoberto e pela chuva!

Alta umidade eleva a sensação de frio!

As fórmulas de cálculo e padrões da Climatologia levam em conta a temperatura real do ar em função da intensidade do ventos (velocidade). A sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h, ou seja, quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio.

Em um dada temperatura, sob baixa umidade relativa do ar (ar seco), sente-se certo frio. Já, se estivermos num ambiente ou local sob a mesma temperatura com chuva, a tendência é sentirmos ainda mais frio. Portanto, o frio ",seco", é menos sentido que o frio ",úmido",.

Sensação térmica no inverno devido à velocidade dos ventos!

Suponhamos a seguinte situação: vamos encher dois copos com a mesma quantidade de água à temperatura de 38º C. Coloquemos um copo na geladeira, que está à 2º C, e um fora de casa, onde também está ",fazendo", 2º C, porém com o vento soprando a 40 km/h. O copo que está fora fica frio mais rapidamente do que aquele que está na geladeira, devido ao vento. Porém, ele não esfriará mais do que 2º C, pois a temperatura do ar está à 2º C com ou sem movimento. É por isso que o termômetro registra 2º C, embora tenhamos a sensação de que a temperatura està à -13ºC.

Outro exemplo, ocorre quando uma pessoa ao sair de um banho de mar ou de piscina, sente ",arrepios", (frio) sob o vento. O movimento do ar (vento) aumenta a perda de calor da pele do corpo da pessoa pelo processo da convecção, assim, a pele esfria mais rapidamente do que se não houvesse vento, o que faz a pessoa sentir frio....

Temperaturas máximas e mínimas e umidade relativa em Santos da entrada da frente fria (25/07) até ontem (28/07)

Sexta-feira (25/07): máxima de 21,8ºC e mínima de 18,2ºC. Umidade relativa máxima: 92%

Sábado (26/07): máxima de 19,8ºC (a segunda vez em 2014, que a temperatura ficou abaixo de 20ºC em Santos - maiores detalhes, ver meu reporte anterior ",Máxima fica abaixo dos 20ºC pela segunda vez em Santos", em https://apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=Maxima_fica_abaixo_dos_20%BAC_pela_segunda_vez_em_Santos&posic=dat_20140726-144124.inc) e mínima de 17,7ºC. Observação: a amplitude térmica, diferença entre a máxima e a mínima, foi muito pequena, caracterizando a estagnação da temperatura, o que gera desconforto térmico ou climatológico, pois a umidade relativa nesses casos é geralmente alta, propiciando maior sensação de frio. Umidade relativa máxima: 94%.

Domingo (27/07): máxima de 19,3ºC (a terceira vez em 2014, que a temperatura ficou abaixo de 20ºC em Santos) e mínima de 17,4ºC. Umidade relativa máxima: 88%.

Segunda-feira (28/07): máxima de 22,5ºC e mínima de 17,7ºC. Umidade relativa máxima: 85%.

Observe-se que conforme a amplitude térmica vai aumentando, reduzindo a estagnação da temperatura, a umidade relativa do ar vai se elevando!

O ar muito úmido também pode ser nocivo (Climatologia Comportamental)

Como a capital e interior paulistas nesta época do ano, têm umidade relativa muito baixa (ar muito seco), seja pela própria sazonalidade (estação) e/ou mudanças climáticas, veicula-se com bastante frequência na mídia, sobre os riscos do ar muito seco à saúde. Mas, saliento, que o ar muito úmido também o é nocivo, pois além de causar maior sensação de frio do que em situação de ar seco, propicia a proliferação de ácaros e, portanto, reações alérgicas às pessoas mais sensíveis....

Enfim, estas relações entre o clima e o cotidiano humano, são objetos de estudos da chamada Climatologia Comportamental.

Rodolfo Bonafim

Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil!

Especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental (observando e monitorando o clima de Santos e região diretamente e indiretamente o clima da cidade de São Paulo e arredores)

Rodolfo Bonafim enviou 942 notícias








  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Democracia é a procura de soluções aproximadas para problemas insolúveis" - Reinhold Niebuhr