Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Segunda-feira, 3 abr 2006 - 08h08

A bordo da ISS, Marcos Pontes começa as experiências

O astronauta brasileiro Marcos Pontes começa hoje o sexto experimento que terá que executar a bordo da estação Espacial Internacional. Ao todo, Pontes deve executar oito experiências.

O experimento agendado para hoje é relacionado aos evaporadores capilares, enviado à ISS por cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.A tecnologia de evaporadores é bastante utilizada pela indústria na Terra, com a finalidade de controlar a temperatura de componentes eletrônicos.

Outros quatro experimentos já estão em andamento. Dois deles, estão relacionados à germinação de sementes. Um tem carater educacional e está sendo coordenado por alunos de São José dos Campos (SP) e outro, mais complexo, pertence à Embrapa. Outro teste, enviado pela UFSC também estuda o resfriamento de equipamentos e a quarta experiência estuda estuda a substância luminescente dos vaga-lumes. O segundo experimento educacional, que analisa a clorofila, foi realizado em um único dia.

No início da tarde Pontes dará uma pausa para lançar uma medalha de prata comemorativa e um selo especial dos Correios. Os cinco astronautas augrafarão os selos que também receberá lá o carimbo da missão e da ISS.

Pontes chegou à ISS na madrugada de sábado e permanecerá à bordo da ISS até o dia 8, quando retorna à Terra com os dois atuais tripulantes da estação, o engenheiro americano William McArthur e o comandante russo Valery Tokarev.

O brasileiro já se adaptou bem ao ambiente de microgravidade e nem precisou de remédios para mal-estar. No sábado, Pontes concedeu uma entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, e explicou que seu corpo está passandopor muitas adaptaçõesno espaço e que é necessário um certo cuidado, mas que com o tempo, a sensação é de conforto.

Quando viu a Terra do espaço, Pontes disse que lembrou de sua mãe e disse que era tão azul quanto eram os olhos dela. Pontes descansa na sala dos experimentos, dentro de um saco de dormir preso em uma das laterais. Para não flutuar, o astronauta dorme amarrado. Brincando, disse "Estou dormindo no local de trabalho."


Respostas
A Agência Espacial Brasileira divulgou neste domingo respostas de Pontes a perguntas da própria agência sobre o atual momento da missão e as condições no espaço. O contato foi feito por telefone.

Contagem regressiva - "No primeiro momento a atenção aos equipamentos (da nave Soyuz) foi muito grande, mas depois tive vários flashes. Lembrei das pessoas que me ajudaram e principalmente na minha família. Lembrei bastante da minha família."

Adaptação - "Dá para dormir (na ausência de gravidade). Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos você tem um dia e uma noite. Como tem muita coisa para ver, não dá vontade de dormir. Mas eu penso no Brasil e na minha família e durmo. Posso dizer que me adaptei totalmente ao espaço. Praticamente o vôo inteiro é bastante curioso. São sensações novas e o apoio da tripulação é essencial. Seria muito difícil descrever em uma frase."

Missão - "Estou me sentindo tranqüilo, com a sensação de missão realizada. Eu prometi para o meu País que levaria a bandeira brasileira para o espaço e levei. Com a ajuda de algumas pessoas, como da Agência Espacial Brasileira, de seus coordenadores, do povo brasileiro que me apoiou, de meus amigos e da minha família, com todo esse apoio, eu cumpri a missão."

Brasil visto de cima - "É uma sensação de paz muito grande quando você vê a Terra de cima. Dá para ver o contorno das cidades e o contorno do litoral. Olhar para as estrelas é realmente demais. Quando eu vi o Brasil pela primeira vez durante o dia, tive uma sensação de muito orgulho. O Brasil é algo impressionante. Estou neste momento passando pela órbita do Golfo do México, quase chegando em Cancún, e dá para ver o cantinho do Brasil. Dá muito orgulho de ser brasileiro."

Foto: Eclipse total do Sol, fotografado pelos tripulantes da ISS na manhã do dia 29 de março.


Veja ao vivo
Diariamente o Apolo11 retransmite as imagens da NASA-TV. Aqui você pode acompanhar todos os passos, desde o lançamento até o acoplamente entre as naves. Continue assistindo ao vivo e não perca nenhum lance !
NASA-TV


Rastreie a Estação
Para quem gosta de rastrear satélites, o Apolo11.com também mantém uma página especial, onde além de poder acompanhar a posição atual da ISS, também mostra com antecedência quando ela passará próxima às capitais brasileiras. Sabendo isso você pode captar seus sinais e se o momento for adequado, poderá até mesmo vê-la !
Clique e saiba mais







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles