Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Quarta-feira, 5 abr 2006 - 06h42

Alarme false obriga tripiulantes da ISS a suspenderem experimentos

A Nasa informou que um alarme falso obrigou nesta terça-feira dois dos cinco astronautas americanos na Estação Espacial Internacional, ISS, a abandonar o compartimento onde deveriam passar a noite. A ordem foi emitida à 01h43 ( Hora de Brasília), quando todos já estavam dormindo.

O norte-americnaos Bill McArthur e Jeffrey Williams ocupavam o compartimento desde a noite de segunda-feira e deveriam sair nas primeiras horas desta terça-feira. No entanto, uma falha de programação em um software detectou níveis de dióxido de carbono abiaxo do normal o que fez disparar o alarme, obrigando a agência espacial americnana a suspender a experiência.

"Gostamos da nossa pequena aventura", disse o astronuata McArthur, atual comandante da estação espacial. Junto com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, McArthur e o cosmonauta russo Valery Tokarev voltarão para a Terra neste final de semana, depois de seis meses de permanência a bordo da ISS.


Operação
O objetivo da experiência era testar uma nova tecnologia destinada a diminuir o tempo de preparação dos astronautas para uma caminhada espacial.

Antes de sair da estação, os astronautas precisam respirar oxigênio para eliminar o nitrogênio da corrente sanguínea, o que reduz consideravelmente o tempo de preparação fisiológica.

A Nasas não informou se vai prosseguir a experiência com os novos tripulantes da estação.


Contatos Captados
Ontem à tarde Marcos Pontes fez diversos contatos com radioamadores brasileiros no momento em que cruzava o estado do Rio de Janeiro. Além de contatos em voz, diversos sinais, conhecidos por packet-radio, também puderam ser captados. As transmissões foram todas monitoradas pelo Apolo11.com que mantém um sistema de recepção na frequencia de 145.800 mHz.

Foto: Vista parcial da ISS acoplada com duas naves Soyuz.


Veja ao vivo
Diariamente o Apolo11 retransmite as imagens da NASA-TV. Aqui você pode acompanhar todos os passos, desde o lançamento até o acoplamente entre as naves. Continue assistindo ao vivo e não perca nenhum lance !
NASA-TV


Rastreie a Estação
Para quem gosta de rastrear satélites, o Apolo11.com também mantém uma página especial, onde além de poder acompanhar a posição atual da ISS, também mostra com antecedência quando ela passará próxima às capitais brasileiras. Sabendo isso você pode captar seus sinais e se o momento for adequado, poderá até mesmo vê-la !
Clique e saiba mais







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles