Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Terça-feira, 21 mar 2006 - 06h00

Experimentos no espaço: Danos e reparos do DNA na microgravidade

Apresentação das experiências que deverão ser realizadas pelo
astronauta Marcos Pontes durante sua permanência no espaço

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

A permância de homens no espaço impõe a adaptação a uma série de condições diferentes das da Terra. Descobrir a influência da radiação sobre as atividades que ocorrem no interior das células na baixa gravidade é o objetivo do estudo conduzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que utilizará como modelo bactérias sob radiação cósmica e ao UV-A.

A pesquisa se concentrará nos efeitos sobre o DNA e sua capacidade de corrigir lesões no código genético a fim de verificar se ocorrem em proporções mais altas, baixas ou iguais que o ambiente terrestre. Para realizá-la, os microorganismos estarão dentro de um módulo e receberão radiação induzida por LEDs.

Área do conhecimento: Biotecnologia
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Estado: Rio de Janeiro
Equipe:
Heitor Evangelista da Silva
Adriano Caldeira Araújo
Nasser Ribeiro Asad
Lígia Maria Buarque de Oliveira Asad
Marcelo Sampaio

Propósito do Projeto
O projeto objetiva contribuir para o esclarecimento da resposta biológica ao nível do DNA em condição de microgravidade. Serão observadas bactérias cujos genomas estão bem caracterizados e suas respostas aos diversos agentes externos são razoavelmente conhecidas. Estas estruturas simples serão submetidas a radiação cósmica e ao UV-A (de forma induzida) sob condições controladas e suas respostas biológicas serão comparadas sob as condições terrestre e espacial. Serão desenvolvidas avaliações quanto a sobrevivência celular, a mutagênese e a identificação das proteínas envolvidas nos mecanismos de reparo celular (PROTEOMA).

Leia a seguir a entrevista com Nasser Ribeiro Asad, um dos coordenadores da pesquisa

1. Qual a contribuição desta pesquisa para o avanço da ciência?
Dependendo do resultado obtido, o entendimento do processo de reparação do DNA poderá ajudar os astronautas a se previnirem de danos causados pela radiação cósmica em ambiente de microgravidade. Isto permitirá um tempo maior de permanência no espaço.

2. A que pode ser comparada a radiação que as bactérias serão submetidas no espaço? (ficar 2h sob o sol do meio-dia, etc)
Uma comparação direta seria um pouco imprecisa, visto que a absorção de energia final da radiação UV pelo DNA nas células humanas depende de outros fatores, como a melanina, por exemplo.

3. Em que outras pesquisas esta poderá se desdobrar?
O desenvolvimento do módulo de irradiação poderá ser muito útil para outras pesquisas espaciais, bem como aquelas realizadas também em ambiente de gravidade normal. Dessa forma, pesquisas com outros tipos celulares poderam ser realizadas em ambiente de baixa gravidade utilizando diferentes comprimentos de onda.

4. O comprometimento na reparação celular acarreta que tipos de conseqüências?
Uma das consequências acarretadas pela falta reparo ou pelo reparo incorreto, é o acumulo de lesões na molécula de DNA que podem levar ao aparecimento de mutações. E a longo prazo sabemos que mutações no DNA podem levar ao aparecimento do câncer, por exemplo.


GLOSSÁRIO

RADIAÇÃO CÓSMICA
Conjunto formado por partículas de grande energia, de origem extraterrestre, e pela radiação corpuscular ou eletromagnética que elas provocam ao interagir com a atmosfera da Terra. Entre elas a radiação ultravioleta.

UV-A
Ultravioleta A, faixa da radiação ultravioleta que vai de 320nm a 400 nm (no caso utilizaremos LEDS que irradiam 375 nm)

LED
Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz - Diodo que, quando polarizado diretamente, acende. Diodos são dispositivos semicondutores que só permitem que a corrente passe em um único sentido. "Polarizar diretamente" significa "ligar o diodo com a polaridade correta". No nosso caso emitem luz UV no comprimento de 375 nm.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates