Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Sexta-feira, 8 ago 2008 - 09h33

Aquecimento Global: estudo mostra aumento das chuvas

Um novo estudo, publicado no dia 7 de agosto pela revista Science mostra que a intensidade e freqüência das chuvas deverão ser maiores do que o registrado atualmente, e tem como causa principal o aquecimento sustentado do planeta.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Miami, EUA e Reading, na Inglaterra e mostra que a ocorrência de precipitação é superior ao previsto anteriormente pelos modelos climáticos.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisarem a relação entre as alterações ambientais, chuvas tropicais e o nível de umidade relativa presente na atmosfera. Como ferramentas utilizaram imagens e dados de satélites e modelos matemáticos rodados em supercomputadores.

De acordo com Brian Soden, ligado à Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami a explicação para o fenômeno é simples. "A atmosfera mais quente contém maiores níveis de unidade, o que também aumenta a intensidade das chuvas".


Previsão subestimada
O estudo deixa claro que nos períodos de temperaturas mais baixas houve uma redução no nível das precipitações e revela ligação direta entre o clima mais quente e o aumento das tempestades extremas.

Segundo Richard Allan, do Centro de Sistemas Científicos Ambientais da Universidade de Reading e co-autor do trabalho, O aumento estimado das chuvas é muito superior ao previsto pelas atuais simulações. Se o trabalho de Richard e Sodden estiver correto as alterações nos regimes de chuvas devido ao aquecimento global foram subestimadas.

"Nosso trabalho agora é entender melhor e rapidamente as causas dessa divergência para compreendermos melhor a relação entre o aquecimento global e o ciclo da água na Terra", explica Soden.

"Ficamos surpresos com essa conclusão. As temperaturas continuam aumentando e é crucial conhecer a forma como as precipitações acompanham essa tendência", afirma Richard Allan, um dos autores do relatório junto ao Centro de Sistemas Científicos Ambientais da Universidade de Reading.

Foto: Alagamentos e congestionamentos devido à chuva são comuns em diversas partes do mundo. Apesar de não serem novidades as cenas poderão ser ainda mais corriqueiras e é apenas um, dos inúmeros problemas esperados com o aumento das chuvas. Na foto, cidade de Londres durante enchente em julho de 2007. Crédito: Sang Tan







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele" - Karl Kraus