Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Sexta-feira, 04 jan 2008 - 08h51

Aquecimento ameaça o Festival Internacional de Gelo na China

O famoso Festival Internacional de Gelo e Neve que impressiona pelas esculturas gigantescas em Harbin, no nordeste da China, está ameaçado pelo aquecimento global.

Em 2007, a região registrou a temperatura média anual mais alta em 126 anos. A temperatura média foi de 6,6ºC, a mais alta desde 1881, quando começaram as medições meteorógicas. Até agora, o recorde era de 6,1ºC, registrado em 98, segundo o observatório meteorológico da cidade.

"Os números não são casuais e estão relacionados com o aquecimento global", afirma o chefe do observatório meteorológico, Yin Xuemian.

Harbin sempre aproveitou o frio intenso para atrair milhares de turistas e o festival de gelo já é tradição na região. Neste fim de semana, será inaugurado mais uma edição do festival. As estátuas e esculturas de gelo que normalmente aguentavam até abril, agora estão derretendo em fevereiro.

Em outros tempos, as temperaturas chegavam a ficar 40ºC abaixo de zero. Nestas condições, as construções de gelo e neve ficavam expostas durante meses na cidade. Elas reproduziam construções como Notre Dame de Paris e a Basílica de São Pedro de Roma. Agora, literalmente, só o tempo dirá quanto essas obras vão conseguir resistir.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Há pessoas que não levam em conta a realidade, mas em compensação a realidade também não as leva em conta" - Karl Marx